O anúncio foi feito em um vídeo publicado no perfil da OTAN na rede social X.
"Estou na base aérea de Volkel, nos Países Baixos. Esta base participa dos exercícios Steadfast Noon, que começarão em 13 de outubro", disse Rutte.
Os Steadfast Noon são treinamentos realizados todos os anos pela Aliança Atlântica para testar a prontidão de suas forças nucleares. Segundo a OTAN, os exercícios não envolvem o uso real de armas nucleares, mas simulam operações aéreas e de pessoal ligadas à dissuasão estratégica.
"Devemos conduzir esses exercícios para garantir que nossa dissuasão nuclear permaneça o mais confiável, segura e eficaz possível. E, em seguida, enviar um sinal claro aos nossos potenciais adversários: temos a vontade e a capacidade de defender todos os aliados contra todas as ameaças", destacou Rutte.
Nos últimos anos, a Rússia tem expressado repetidamente preocupações com o aumento da atividade militar da OTAN perto de suas fronteiras ocidentais. Moscou acusa o bloco de intensificar forças sob o pretexto de "conter a agressão", enquanto o Kremlin afirma que "a Rússia não ameaça ninguém, mas responderá a ações que representem riscos aos seus interesses".
O presidente Vladimir Putin também reiterou que o país "não pretende atacar membros da OTAN", acusando políticos ocidentais de "alimentar o medo de uma ameaça russa imaginária" para desviar a atenção de problemas internos.