Panorama internacional

Terremoto de magnitude 7,6 atinge as Filipinas e gera alerta de tsunami com ondas de até 3 metros

Um forte terremoto submarino de magnitude 7,6 atingiu nesta sexta-feira (10) o sul das Filipinas, segundo o instituto local de sismologia. O abalo ocorreu às 9h43 no horário local, a cerca de 62 quilômetros a leste da cidade de Manay, com profundidade de 10 quilômetros.
Sputnik
As autoridades filipinas alertaram para possíveis danos significativos e réplicas nas próximas horas, já que o país está localizado no chamado Anel de Fogo do Pacífico, região conhecida pela intensa atividade sísmica.
De acordo com a Administração Nacional Oceânica e Atmosférica dos Estados Unidos (NOAA, na sigla em inglês), há risco de ondas de tsunami entre 1 e 3 metros em áreas costeiras das Filipinas próximas ao epicentro. O Serviço Geológico dos EUA (USGS) também registrou o terremoto, inicialmente com magnitude 7,4, depois revisada para 7,6.
As autoridades locais emitiram alertas de evacuação imediata para moradores de regiões costeiras do centro e sul do país, instruindo a população a seguir para áreas mais altas ou se deslocar para o interior das ilhas.
O monitoramento segue em andamento e equipes de emergência foram mobilizadas para avaliar os possíveis danos estruturais e impactos em comunidades próximas ao litoral.
Acompanhe as notícias que a grande mídia não mostra!

Siga a Sputnik Brasil e tenha acesso a conteúdos exclusivos no nosso canal no Telegram.

Já que a Sputnik está bloqueada em alguns países, por aqui você consegue baixar o nosso aplicativo para celular (somente para Android).

Comentar