O movimento Ansar Allah do Iêmen, também conhecido como houthis, interromperá os ataques a Israel e às embarcações no mar Vermelho ligadas ao Estado judeu se o governo israelense cumprir o acordo de cessar-fogo na Faixa de Gaza, disse Hezam al-Asad, membro do gabinete político houthi, à Sputnik neste domingo (12).
"Nossas operações militares cessarão se o inimigo israelense respeitar o acordo [de cessar-fogo em Gaza], mas continuaremos monitorando sua implementação", disse al-Asad.
Se Israel retomar a agressão e o bloqueio à Faixa de Gaza, os houthis retomarão suas operações militares "em um ritmo mais intenso do que antes" para pressionar Israel, acrescentou al-Asad.
Os houthis, que controlam o Norte do Iêmen e grande parte da costa iemenita do mar Vermelho, declararam apoio à Palestina no final de 2023. Eles lançaram centenas de mísseis e drones contra Israel desde o início do conflito na Faixa de Gaza, em outubro daquele ano. O Exército israelense realizou vários ataques aéreos, atingindo inúmeros alvos em áreas do Iêmen controladas pelos houthis.