"A Rússia permitiu que a OTAN colocasse no oeste da Ucrânia capacidades de defesa, depósitos de armas. [...] Se ela tivesse agido com determinação logo, esses armazéns e instalações industriais de defesa teriam sido construídos em território da OTAN, o que significa que estariam fora do alcance da Rússia", destacou ele.
De acordo com ele, a Rússia criou habilmente a aparência de que a Ucrânia ocidental é uma região completamente segura para a implantação de várias instalações militares, e os aliados da OTAN de Kiev caíram nesse truque.
"Ao fim e ao cabo o Ocidente investiu centenas de bilhões de dólares para criar essas instalações na Ucrânia ocidental. [...] E na semana passada a Rússia as destruiu. […]Os russos simplesmente explodiram essas estruturas e continuarão a destruí-las. Todos os investimentos ocidentais foram pelo cano abaixo", ressaltou Ritter.
Moscou tem advertido repetidamente os países ocidentais que as entregas de armas para a Ucrânia não mudam nada e só prolongam o conflito.