Panorama internacional

Presidente dos EUA diz que situação no Oriente Médio 'vai muito bem'

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou nesta terça-feira que recebeu uma ligação do Oriente Médio e destacou que as coisas estão indo muito bem na região.
Sputnik
"Acabei de receber uma ligação do Oriente Médio. Estamos indo muito bem por lá", disse Trump durante o evento de celebração do Diwali na Casa Branca. Os comentários de Trump ocorrem em meio à visita do vice-presidente JD Vance a Israel.
"Temos muitos, muitos países, como vocês sabem, que assinaram acordos de paz no Oriente Médio. E ninguém achava que veria isso acontecer", observou Trump.
O presidente afirmou ainda que a situação com o Hamas, envolvendo "pessoas bastante violentas", poderia ser resolvida em apenas dois minutos.
"Estamos dando uma chance a eles. Eles concordaram em se comportar bem, de forma muito correta, sem matar pessoas. Se não honrarem o acordo, serão tratados muito rapidamente. Mas eu preferiria não ter que fazer isso. De qualquer forma, temos paz total no Oriente Médio", declarou.
Premiê israelense ordena 'medidas decisivas contra alvos terroristas' na Faixa de Gaza
Mais cedo, Trump afirmou que ainda não era o momento de enviar tropas à Faixa de Gaza contra o Hamas, ressaltando que ainda havia esperança de que o grupo "fizesse o que é certo". Já Vance declarou que a implementação do acordo de paz em Gaza está indo melhor do que ele esperava.
Em 13 de outubro, Donald Trump, o presidente do Egito Abdel Fattah al-Sisi, o emir do Catar Tamim bin Hamad Al Thani e o presidente da Turquia Recep Erdogan assinaram uma declaração sobre o cessar-fogo em Gaza, que resultou na libertação de 20 reféns pelo Hamas e na liberação de prisioneiros palestinos por Israel.
Acompanhe as notícias que a grande mídia não mostra!

Siga a Sputnik Brasil e tenha acesso a conteúdos exclusivos no nosso canal no Telegram.

Já que a Sputnik está bloqueada em alguns países, por aqui você consegue baixar o nosso aplicativo para celular (somente para Android).

Comentar