Panorama internacional

Anúncio de Trump sobre renovação de testes nucleares visa manter tensão internacional, diz especialista

O presidente dos EUA, Donald Trump, ao anunciar a retomada dos testes nucleares, quer manter a tensão internacional para parecer uma espécie de "garantidor da paz e da tranquilidade", declarou analista militar italiano, Domenico Leggiero, em entrevista à Sputnik.
Sputnik
O presidente da Associação Italiana das Vítimas do Urânio Empobrecido e chefe do centro de pesquisa Observatório Militar, expressou a sua opinião sobre as razões e os objetivos dos testes nucleares anunciados por Trump.
O pesquisador relatou que na época da sua juventude "havia muitas conversas sobre a estratégia da tensão, pois havia muitos movimentos internos terroristas, quase revolucionários, que mantinham um nível de ameaça tão alto que o único ponto de referência e equilíbrio era o governo".
Ele acredita que Trump pretende fazer algo semelhante, ao criar uma estratégia para atrair a atenção internacional e, em seguida, estabelecer-se como um símbolo da paz e da tranquilidade para todo o planeta.
"Obviamente, é apenas uma estratégia de comunicação com muito ruído, mas com pouco conteúdo. É muito calor e pouca luz", disse o especialista à Sputnik.
Panorama internacional
Trump reacende tensão entre potências globais ao ordenar testes nucleares após 33 anos, diz mídia
Leggiero acha que Trump insiste em manter as tensões de forma permanente, não tanto por causa de um eventual confronto com a Rússia, mas para manter a Europa sob o controle, porque tem a intenção de demonstrar a inutilidade do continente.
O especialista acrescentou que o líder norte-americano ao anunciar os novos testes nucleares, fez um truque ao estilo napolitano.
"Não sei se ele sabe que na Itália Nápoles é o berço de todas as encenações. […] Ele jogou uma pedra no lago e agora começa a fazer os seus negócios em uma área que até agora estava fechada para ele", concluiu o especialista.
Na semana passada, o presidente norte-americano, Donald Trump, anunciou ter ordenado a retomada de testes nucleares do país, afirmando que a decisão visa garantir "igualdade de condições" com outras nações que supostamente mantêm programas ativos de testes atômicos.
Panorama internacional
Decisão de Trump de retomar os testes nucleares não passa de uma 'psicose', diz analista
Moscou reagiu à fala de Trump sobre supostos testes nucleares feitos por outros países. O porta‑voz do Kremlin, Dmitry Peskov, afirmou que, se o líder norte-americano estava se referindo ao sistema Burevestnik, essa informação não é verdadeira, acrescentando que o Kremlin espera que Trump tenha recebido informações corretas sobre os sistemas russos Burevestnik e Poseidon.
Acompanhe as notícias que a grande mídia não mostra!

Siga a Sputnik Brasil e tenha acesso a conteúdos exclusivos no nosso canal no Telegram.

Já que a Sputnik está bloqueada em alguns países, por aqui você consegue baixar o nosso aplicativo para celular (somente para Android).

Comentar