Panorama internacional

Rússia iniciou produção em série do sistema de mísseis Oreshnik, informa Putin

O presidente Vladimir Putin afirmou nesta terça-feira (4) que sistemas de mísseis balísticos de alcance intermediário Oreshnik já estão em produção na Rússia.
Sputnik
Os Oreshnik são mísseis hipersônicos com um alcance de 5 mil quilômetros e uma velocidade Mach 10 (12.300 km/h, dez vezes superior à do som), não podendo ser interceptados. Em 21 de novembro de 2024, foram testados com sucesso em condições de combate pela primeira vez.
Em discurso na cerimônia de premiação dos desenvolvedores do veículo subaquático nuclear não tripulado Poseidon e do míssil de cruzeiro nuclear Burevestnik, Putin falou do significado histórico dessas invenções para o povo russo.
O presidente observou que os novos princípios e algoritmos utilizados no projeto do Poseidon "vão impulsionar significativamente o aprimoramento de sistemas não tripulados". O líder russo acrescentou que os desenvolvedores já estão envolvidos na elaboração de uma nova geração de armas e equipamentos, inclusive em campos de teste.
Também adiantou que os mísseis balísticos intercontinentais (ICBMs, na sigla em inglês) RS-28 Sarmat entrarão em serviço operacional no ano que vem, consolidando o programa de dissuasão nuclear.
Segundo ele, avanços militares como esses são cruciais para a segurança da Rússia e para a paridade estratégica nas próximas décadas.

"Quanto à base de componentes e aos componentes eletrônicos do Burevestnik e do Poseidon, eles serão usados ​​na criação de computadores poderosos", disse Putin.

Ele também destacou que apenas materiais produzidos internamente são usados em ambos os sistemas e agradeceu às equipes industriais que trabalharam nos projetos Burevestnik e Poseidon.
Panorama internacional
Presidente belarusso confirma instalação de mísseis Oreshnik e diz que locais estão sendo preparados
Segundo o mandatário russo, a velocidade do Poseidon é várias vezes maior que a de todos os veículos dessa categoria:

"É claro que os criadores do Poseidon também tiveram que resolver problemas específicos relacionados à operação do sistema subaquático. Refiro-me aos materiais avançados, componentes e conjuntos necessários para esse sistema em particular, que garantem alta velocidade e uma profundidade de mergulho de até mil metros. Quanto às velocidades, elas são várias vezes maiores que as de todos os subaquáticos modernos", disse Putin na cerimônia.

A nova geração de mísseis de cruzeiro movidos a energia nuclear, pontuou, e seus reatores compactos podem ser ativados em segundos, e os mísseis viajarão a cerca de três vezes a velocidade do som, com planos para que alcancem desempenho hipersônico no futuro.
"Para reatores normais, leva horas, e às vezes dias, para ficar totalmente ativos. Portanto, usando esse novo sistema, estamos criando novos tipos de armas", explicou Putin.

Avanços também no espaço

A Rússia também está desenvolvendo uma espaçonave para transporte de cargas pesadas utilizando tecnologia nuclear. Com as novas tecnologias, complementou o chefe de Estado russo, será possível implementar diversos projetos e programas nacionais prioritários:

"Isso abrange a exploração dos espaços profundo e próximo, incluindo o fornecimento de energia para a nave espacial para transportar cargas pesadas, que estamos atualmente desenvolvendo […]."

Acompanhe as notícias que a grande mídia não mostra!

Siga a Sputnik Brasil e tenha acesso a conteúdos exclusivos no nosso canal no Telegram.

Já que a Sputnik está bloqueada em alguns países, por aqui você consegue baixar o nosso aplicativo para celular (somente para Android).

Comentar