Em apenas cinco anos, o sistema instantâneo de pagamentos se tornou parte essencial do dia a dia de milhões de pessoas e empresas. Além da praticidade, o Pix também gerou impactos profundos na economia nacional. Veja cinco benefícios que a ferramenta trouxe:
Inclusão financeira
O Pix simplificou o acesso de milhões de brasileiros ao sistema bancário. Devido a demora e dos custos associados às transferências convencionais, como a Transferência Eletrônica Disponível (TED) e o Documento de Ordem de Crédito (DOC)
Com a chegada do Pix, essas pessoas passaram a pagar e receber valores de forma simples, gratuita e imediata.
Redução de custos para consumidores e empresas
Com o Pix, as transferências também se tornaram muito mais baratas para empresas, em especial os comerciantes. O método de pagamento foi incluído nas maquininhas de cartão e a certeza do recebimento fez com que a modalidade tivesse uma das menores taxas, diminuindo custos operacionais e estimulando pequenos negócios.
Transações em segundos, até no fim de semana
Diferente das operações até então existentes, o Pix permite transferências em tempo real, 24 horas por dia, inclusive em fins de semana e feriados. Essa agilidade fortaleceu o comércio eletrônico, o consumo e a eficiência dos serviços financeiros no país.
Estímulo à inovação no setor financeiro
O sucesso do Pix impulsionou a transformação digital de bancos e fintechs, acelerando a criação de novos produtos e serviços. Também abriu caminho para funcionalidades como Pix Saque, Pix Troco e, futuramente, o Pix Automático, ampliando as possibilidades do sistema.
Um estudo do BC aponta que o Pix promoveu a digitalização da economia brasileira, contribuindo para a redução do uso de dinheiro físico e impulsionando a concorrência entre os instrumentos de pagamentos.
Maior formalização da economia
Ao facilitar transações e registrar as digitais, o Pix contribui para reduzir a informalidade e aumentar a transparência econômica. Isso ajuda no combate à sonegação, melhora o controle financeiro e fortalece a arrecadação tributária.