"Gosto também de detalhar que não são investimentos por investimento. Qual é a estrutura que a gente tem na estrutura das Forças Armadas? Isso é um debate que as próprias FAs fazem, só que não se modifica. Grande parte do orçamento que vai para pagamento de pessoal, pensões, salários. Cadê a parte de investimento? Cadê a parte de ciência e tecnologia?"
Há interesse em deixar o Brasil ser grande?
"O Spykman fala explicitamente: não pode ter uma união entre Brasil, Argentina e Chile porque é contrário aos anseios geopolíticos dos Estados Unidos no hemisfério ocidental."
"A Rússia foi excluída do sistema de pagamento internacional, excluída de tudo. O que ela fez? [...] Vou olhar para o Oriente. Vou fazer um tratado de amizade infinita com a China, eu vou olhar para uma Coreia do Norte, vou intensificar as minhas relações com a Índia, vou olhar para o Oriente."
"Quando eu estou fazendo algumas palestras, a primeira pergunta que eu coloco para as pessoas se questionarem, para as pessoas refletirem, é: qual é o projeto brasileiro, seja ele econômico, social, militar, para 2050? Fica um silêncio."