Johnson destacou que as tentativas dos EUA de pressionar Nova Deli no contexto dos laços com Moscou, na verdade, não funcionam.
"Os EUA já ameaçaram a Índia. Como é que acabou? A Índia decidiu se afastar da Rússia? Quando Putin desceu da escada do avião, Modi o abraçou fraternalmente", ressaltou.
Conforme sublinhou o especialista, essa abordagem não funciona porque a Índia não depende do comércio com os EUA.
Nesse contexto, o interlocutor da agência apontou que os Estados Unidos já não desempenham no palco mundial o papel que desempenhavam há 20 anos.
Assim, finalizou o analista, hoje em dia Washington não pode mais obter as políticas de que precisa de outros Estados por meio da pressão.
O presidente russo, Vladimir Putin, visitou a Índia de 4 a 5 de dezembro a convite do primeiro-ministro Narendra Modi.
Em 2025, o presidente dos EUA, Donald Trump, falou repetidamente contra a Índia por seus laços estreitos com Moscou. Em agosto, ele introduziu um imposto adicional de 25% sobre as importações da Índia em conexão com a compra de petróleo russo pelo país.
Da tribuna da Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas, Trump chamou a Índia e a China de "principais patrocinadores" do conflito ucraniano por sua cooperação econômica com a Rússia.