Operação militar especial russa

Sistemas de defesa antiaérea russos derrubaram foguete Himars e 280 drones ucranianos, diz MD

O Ministério da Defesa da Rússia afirmou, nesta terça-feira (9), ter destruído instalações militares ucranianas e derrubado um caça Su‑27, além de interceptar mísseis e drones. Segundo Moscou, Kiev perdeu mais de 1.100 soldados em diferentes frentes nas últimas 24 horas.
Sputnik
Sistemas de defesa antiaérea russos abateram uma bomba aérea guiada, 13 foguetes de um sistema de lançamento múltiplo de foguetes Himars e 280 drones ucranianos, informou o Ministério da Defesa da Rússia nesta terça-feira.
"Sistemas de defesa antiaérea abateram uma bomba aérea guiada, 13 foguetes de um sistema de lançamento múltiplo de foguetes Himars de fabricação norte-americana e 280 veículos aéreos não tripulados [VANTs] do tipo aeronave", afirmou o ministério em comunicado.
A Força Aeroespacial russa abateu uma aeronave Su-27 da Força Aérea ucraniana, acrescentou o ministério.
Ainda de acordo com o MD russo, o agrupamento de forças Tsentr (Centro) eliminou mais de 445 militares ucranianos nas últimas 24 horas.
"O inimigo perdeu mais de 445 soldados, dois veículos blindados de combate, cinco veículos e uma unidade de artilharia", afirmou o ministério.
O agrupamento de tropas Vostok (Leste) da Rússia eliminou mais de 210 soldados ucranianos, acrescentou o ministério, informando ainda que Kiev perdeu mais de 220 militares em confrontos com o agrupamento Zapad (Oeste) da Rússia.
Operação militar especial russa
Tomada de Krasnoarmeisk é um passo importante na libertação de Donbass, destaca chefe do Estado-Maior russo
Em paralelo, o agrupamento de forças Sever (Norte) eliminou até 235 soldados ucranianos nas últimas 24 horas, acrescentou o ministério.
As forças russas também danificaram instalações do complexo militar-industrial ucraniano e instalações de energia utilizadas pelas Forças Armadas da Ucrânia nas últimas 24 horas, concluiu o ministério.
Como resultado das ações coordenadas, as Forças Armadas da Rússia assumiram o controle do povoado de Ostapovskoe, na região de Dnepropetrovsk, informou o Ministério da Defesa russo.
"Unidades do agrupamento de forças Vostok [Leste] libertaram o povoado de Ostapovskoe, na região de Dnepropetrovsk", afirmou o comunicado.
No total, desde o início da operação militar especial em 2022, o Exército russo destruiu os seguintes armamentos do adversário:
669 aviões;
283 helicópteros;
101.411 veículos aéreos não tripulados;
639 sistemas de mísseis antiaéreos;
26.467 tanques e outros veículos blindados de combate;
1.627 lançadores múltiplos de foguetes;
31.815 peças de artilharia de campo e morteiros;
48.692 unidades de veículos militares especiais.
Acompanhe as notícias que a grande mídia não mostra!

Siga a Sputnik Brasil e tenha acesso a conteúdos exclusivos no nosso canal no Telegram.

Já que a Sputnik está bloqueada em alguns países, por aqui você consegue baixar o nosso aplicativo para celular (somente para Android).

Comentar