Sistemas de defesa antiaérea russos abateram uma bomba aérea guiada, 13 foguetes de um sistema de lançamento múltiplo de foguetes Himars e 280 drones ucranianos, informou o Ministério da Defesa da Rússia nesta terça-feira.
"Sistemas de defesa antiaérea abateram uma bomba aérea guiada, 13 foguetes de um sistema de lançamento múltiplo de foguetes Himars de fabricação norte-americana e 280 veículos aéreos não tripulados [VANTs] do tipo aeronave", afirmou o ministério em comunicado.
A Força Aeroespacial russa abateu uma aeronave Su-27 da Força Aérea ucraniana, acrescentou o ministério.
Ainda de acordo com o MD russo, o agrupamento de forças Tsentr (Centro) eliminou mais de 445 militares ucranianos nas últimas 24 horas.
"O inimigo perdeu mais de 445 soldados, dois veículos blindados de combate, cinco veículos e uma unidade de artilharia", afirmou o ministério.
O agrupamento de tropas Vostok (Leste) da Rússia eliminou mais de 210 soldados ucranianos, acrescentou o ministério, informando ainda que Kiev perdeu mais de 220 militares em confrontos com o agrupamento Zapad (Oeste) da Rússia.
Em paralelo, o agrupamento de forças Sever (Norte) eliminou até 235 soldados ucranianos nas últimas 24 horas, acrescentou o ministério.
As forças russas também danificaram instalações do complexo militar-industrial ucraniano e instalações de energia utilizadas pelas Forças Armadas da Ucrânia nas últimas 24 horas, concluiu o ministério.
Como resultado das ações coordenadas, as Forças Armadas da Rússia assumiram o controle do povoado de Ostapovskoe, na região de Dnepropetrovsk, informou o Ministério da Defesa russo.
"Unidades do agrupamento de forças Vostok [Leste] libertaram o povoado de Ostapovskoe, na região de Dnepropetrovsk", afirmou o comunicado.
No total, desde o início da operação militar especial em 2022, o Exército russo destruiu os seguintes armamentos do adversário:
669 aviões;
283 helicópteros;
101.411 veículos aéreos não tripulados;
639 sistemas de mísseis antiaéreos;
26.467 tanques e outros veículos blindados de combate;
1.627 lançadores múltiplos de foguetes;
31.815 peças de artilharia de campo e morteiros;
48.692 unidades de veículos militares especiais.