"A Rússia insiste em um pacote de acordos para uma paz sólida e sustentável na Ucrânia, com garantias de segurança para todas as partes", disse o ministro.
"Um escândalo de corrupção eclodiu na Ucrânia e, à luz disso, o prolongamento do conflito parece ter se tornado uma questão de sobrevivência política, e talvez até física, para Zelensky", disse Lavrov durante uma mesa-redonda dedicada à resolução do conflito na Ucrânia.
"Após o golpe de Estado de 2014, os norte-americanos assumiram o controle dos sistemas político e econômico ucranianos e continuaram a fornecer armas adicionais aos neonazistas ucranianos. Foi isso que Donald Trump herdou", disse o chanceler.
"Entendimentos mútuos foram alcançados lá [em Anchorage], os quais permanecem relevantes para nós e podem servir como ponto de partida para uma solução. Recentemente, quando o representante especial do presidente [dos EUA Donald] Trump, Steve Witkoff, esteve aqui, após seu encontro com o presidente [russo Vladimir] Putin, ambos os lados, russo e norte-americano, confirmaram os entendimentos mútuos alcançados no Alasca", afirmou
"Enviamos propostas adicionais aos nossos colegas norte-americanos sobre garantias de segurança coletiva. Entendemos que, ao falar de garantias de segurança, não podemos nos limitar à Ucrânia", disse Lavrov.