Com 59,3% dos votos, ele se perfila como o eventual vencedor das eleições presidenciais do Chile, ,que até o momento computou 25% dos votos.
Em segundo lugar, com 40,17% dos votos, aparece a ex-ministra do Trabalho Jeannette Jara, do Partido Comunista do Chile, apoiada pelo atual presidente de centro-esquerda, Gabriel Boric.
Quase 16 milhões de eleitores foram convocados às urnas no segundo turno das eleições, as primeiras eleições presidenciais com voto obrigatório na história do país sul-americano.
Jara foi a mais bem colocada no primeiro turno, com 26,9% dos votos contra 23,9% de Kast. Entretanto, no segundo turno deste domingo, Kast recebeu o apoio de candidatos derrotados no primeiro turno.
Kast prometeu em sua campanha endurecer o combate ao crime e expulsar cerca de 340 mil imigrantes sem documentos. Se eleito, será o presidente mais à direita desde o fim da ditadura de Augusto Pinochet, em 1990.
Quem é José Antonio Kast?
José Antonio Kast nasceu em 18 de janeiro de 1966, em Santiago, o caçula de dez irmãos e filho de imigrantes alemães que chegaram ao Chile na década de 1950.
Advogado de formação, deu seus primeiros passos na política em 1996, quando foi eleito vereador do município de Buin e atuou como deputado pela União Democrática Independente entre 2002 e 2014. Iniciou sua campanha presidencial em 2017 como candidato independente e, em 2021, como líder do Partido Republicano, que ele próprio fundou.
Seu programa tem se concentrado principalmente na segurança, e suas propostas incluem a deportação de imigrantes indocumentados e cortes de até US$ 6 bilhões (R$ 32,6 bilhões) em gastos públicos.
Kast expressou repetidamente sua afinidade com o presidente dos EUA, Donald Trump, e com o presidente argentino, Javier Milei.