O agrupamento de forças Vostok (Leste) da Rússia assumiu o controle do povoado de Gerasimovka, na região de Dnepropetrovsk, informou o Ministério da Defesa russo nesta quarta-feira (17).
"Unidades do agrupamento de forças Vostok continuaram avançando em direção às defesas inimigas e libertaram o povoado de Gerasimovka, na região de Dnepropetrovsk", afirmou o ministério em comunicado.
De acordo com o comunicado do ministério, o agrupamento de tropas russas Tsentr (Centro) eliminou mais de 470 militares ucranianos nas últimas 24 horas.
"As perdas do inimigo somam mais de 470 militares, dois veículos blindados de combate de alta mobilidade multifuncional [HMMWV, na sigla em inglês] de fabricação norte-americana, seis veículos e quatro peças de artilharia de campanha, incluindo duas de fabricação ocidental", afirmou o comunicado.
Kiev também perdeu até 235 soldados em combates com o agrupamento Vostok (Leste) da Rússia, mais de 200 soldados em combates com o agrupamento Yug (Sul) e até 230 soldados em combates com as tropas Zapad (Oeste) nas últimas 24 horas, segundo o MD russo.
Além disso, as Forças Armadas russas atingiram o centro de montagem de veículos de superfície não tripulados (USV, na sigla em inglês) dos serviços especiais ucranianos e instalações de infraestrutura de transporte envolvidas nos interesses das Forças Armadas da Ucrânia, concluiu o comunicado.
Ainda segundo o ministério, a defesa antiaérea russa abateu 180 drones ucranianos de asa fixa nas últimas 24 horas.
No total, desde o início da operação militar especial em 2022, o Exército russo destruiu os seguintes armamentos do adversário:
669 aviões;
283 helicópteros;
103.542 veículos aéreos não tripulados;
640 sistemas de mísseis antiaéreos;
26.574 tanques e outros veículos blindados de combate;
1.633 lançadores múltiplos de foguetes;
31.973 peças de artilharia de campo e morteiros;
49.280 unidades de veículos militares especiais.