Nesta segunda-feira (22), a corporação estatal informou que o avião fez seu primeiro voo com um motor avançado de quinta geração, o Izdelie 177.
"Ao mesmo tempo, o Su-57 continua sendo modernizado levando em conta a experiência de seu uso na zona da operação militar especial: as capacidades dos armamentos e dos sistemas de bordo estão sendo expandidas", diz o relatório.
Destaca-se que o caça demonstrou bom desempenho em condições reais de combate e confirmou que atende aos requisitos dos sistemas de aeronaves de quinta geração, incluindo as características furtivas.
Além disso, a aeronave é de grande interesse para clientes estrangeiros, suas entregas de exportação já estão sendo realizadas, informou o serviço de imprensa.
"A plataforma Su-57 está passando por um desenvolvimento evolutivo no aumento de capacidades de combate, introduzindo as mais recentes tecnologias. As soluções integradas na plataforma Su-57 permitem dar resposta a qualquer desafio atual através da rápida integração de tecnologias necessárias em cada estágio de desenvolvimento", disse o diretor da fabricante de aeronaves russa Sukhoi, Mikhail Strelets.
O Su-57 é um caça multifuncional russo de quinta geração desenvolvido pela empresa Sukhoi. A aeronave foi projetada para destruir todos os tipos de alvos aéreos, terrestres e de superfície.