Panorama internacional

Semanas após pleito, Nasry Asfura é anunciado como vencedor das eleições presidenciais de Honduras

O Conselho Nacional Eleitoral (CNE) de Honduras anunciou nesta quarta-feira (24) a vitória do candidato presidencial Nasry Asfura, do Partido Nacional, após semanas de atrasos, problemas técnicos e acusações de fraude eleitoral.
Sputnik
O CNE informou que o conservador Asfura obteve 40,3% dos votos, superando o candidato do Partido Liberal, de centro-direita, Salvador Nasralla, que conquistou 39,5%.
Asfura foi apoiado pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, que fez declarações contrárias à candidata do governo, Rixi Moncada, a quem chamou de comunista e disse que uma eventual vitória poderia entregar o país à Venezuela.
Durante o processo eleitoral hondurenho, o republicano também concedeu indulto ao ex-presidente Juan Orlando Hernández, aliado de Asfura.
Notícias do Brasil
Mídia: governo Lula acredita que Trump pode tentar interferir nas eleições brasileiras
Os resultados foram tão apertados e o sistema de apuração tão caótico que aproximadamente 15% das atas, compreendendo centenas de milhares de votos, tiveram que ser recontadas manualmente para determinar o vencedor.
No início deste mês, a presidente de Honduras, Xiomara Castro, afirmou que seu governo apresentará uma denúncia sobre o "golpe eleitoral em curso" a instâncias como as Nações Unidas, a União Europeia, a Comunidade de Estados Latino-Americanos e Caribenhos (CELAC), a Organização dos Estados Americanos (OEA) e outros organismos internacionais.
"Estamos vivendo um processo marcado por ameaça, coação, manipulação do TREP [Transmissão de Resultados Eleitorais Preliminares] e adulteração da vontade popular. Essas ações constituem um golpe eleitoral em andamento", declarou.
Acompanhe as notícias que a grande mídia não mostra!

Siga a Sputnik Brasil e tenha acesso a conteúdos exclusivos no nosso canal no Telegram.

Já que a Sputnik está bloqueada em alguns países, por aqui você consegue baixar o nosso aplicativo para celular (somente para Android).

Comentar