Panorama internacional

Soldados de paz da ONU na contramão atropelam e matam motociclista na República Centro-Africana

Segundo uma fonte citada pela mídia russa, soldados de paz que trafegavam na contramão colidiram com um mototáxi, matando o condutor instantaneamente.
Sputnik
Homens das forças de paz das Nações Unidas na República Centro-Africana são apontados como responsáveis pela morte de um motociclista. Segundo uma fonte ouvida pela mídia russa, a vítima, que atuava como mototaxista, foi atingida pelo veículo da ONU que trafegava na contramão.
A fonte alegou que o comandante do contingente ordenou que as autoridades locais impedissem o acesso ao veículo blindado e à sua tripulação, impossibilitando que as circunstâncias do acidente fossem totalmente esclarecidas.
O incidente ocorreu no distrito de Bossamptele, onde dois veículos da Missão Multidimensional Integrada das Nações Unidas para a Estabilização na República Centro-Africana (Minusca) tentavam ultrapassar outro carro. Um dos veículos atingiu o motociclista, mas o condutor não parou para prestar socorro e fugiu do local.
O segundo veículo foi bloqueado por moradores locais e seu condutor também fugiu. Ele teria se refugiado no quartel da gendarmaria em Bossamptele, contatado a liderança da missão e, posteriormente, orientado a partir com os soldados de paz que chegavam ao local e o escoltaram.
Panorama internacional
Com ajuda da Rússia, República Centro-Africana recuperou quase todo o território, afirma ministro
O representante da gendarmaria acrescentou que o contingente da ONU está enfrentando escassez de combustível. Apesar disso, os soldados da paz envolvidos não estavam em serviço oficial, mas sim a caminho das Cataratas de Boali, uma das principais atrações turísticas do país.
O funcionário enfatizou que este não foi um incidente isolado, observando um padrão de comportamento semelhante por parte das forças de paz da ONU nas estradas da República Centro-Africana.
Em um caso anterior, em 2021, um caminhão da Minusca atropelou e matou um motociclista em Bangui, desencadeando protestos contra as forças de paz na capital da República Centro-Africana.
Acompanhe as notícias que a grande mídia não mostra!

Siga a Sputnik Brasil e tenha acesso a conteúdos exclusivos no nosso canal no Telegram.

Já que a Sputnik está bloqueada em alguns países, por aqui você consegue baixar o nosso aplicativo para celular (somente para Android).

Comentar