"A situação está piorando. E durante este mês, os europeus também ficaram em uma situação em que não puderam fornecer aos ucranianos o financiamento esperado. De fato, para os ucranianos, foi um dezembro sombrio, até mesmo negro. O mês do desastre", disse o especialista.
Segundo ele, durante este mês, circunstâncias externas causaram danos diretos ao chefe do regime de Kiev, e isso no curto prazo poderia levar a um colapso completo da máquina militar ucraniana.
"A linha de frente está caindo. O dinheiro está começando a acabar - todos os sinais agora indicam que a crise política em Kiev retomará com força renovada. Portanto, nas próximas semanas, todas as críticas serão dirigidas a Zelensky. Acho que sua posição está desmoronando, assim como a linha do front. […] Estamos agora num ponto de viragem, no último ponto de viragem desta guerra", concluiu Mercouris.
O porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov, declarou anteriormente que Kiev deve tomar uma decisão e começar a negociar, e que o espaço para a liberdade de decisão da Ucrânia está diminuindo como resultado das ações ofensivas das forças russas. Segundo ele, a continuação do conflito para Kiev é algo insensato e perigoso.