- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Analista chinês indica objetivos que Trump tenta alcançar ao terminar o conflito ucraniano

© AP Photo / Jacquelyn Martin President Donald Trump reads from a paper and European Commission President Ursula von der Leyen listens after reaching a trade deal between the U.S. and the EU at the Trump Turnberry golf course in Turnberry, Scotland Sunday, July 27, 2025.
 President Donald Trump reads from a paper and European Commission President Ursula von der Leyen listens after reaching a trade deal between the U.S. and the EU at the Trump Turnberry golf course in Turnberry, Scotland Sunday, July 27, 2025.  - Sputnik Brasil, 1920, 29.12.2025
Nos siga no
O presidente dos EUA, Donald Trump, em 2026 pode aumentar a pressão sobre a Europa e a Ucrânia para acelerar a resolução pacífica do conflito russo-ucraniano, observou o diretor do Centro de Pesquisa Americanas da Universidade de Fudan, Wu Xinbo.
Trump se encontrou com o líder ucraniano Vladimir Zelensky em 28 de dezembro em Mar-a-Lago, na Flórida. Ele afirmou que a Europa assumiria a maior parte das garantias de segurança para a Ucrânia, mas os EUA certamente ajudariam com isso. Zelensky, no final de sua reunião com Trump, afirmou que as garantias de segurança entre os EUA e a Ucrânia foram acordadas em 100%. Antes de se encontrar com Zelensky, segundo disse o chefe da Casa Branca, ele teve uma conversa telefônica boa e muito produtiva com o presidente russo Vladimir Putin.

"Ao terminar o conflito russo-ucraniano, Trump está tentando alcançar dois objetivos. O primeiro é melhorar as relações com a Rússia e o segundo é reduzir as obrigações de segurança da Europa. Mas, na prática, ele descobriu que é mais difícil alcançar um cessar-fogo do que o esperado", disse o especialista citado pelo portal chinês Guancha.

Segundo explicou Wu Xinbo, a União Europeia e Zelensky têm interesse em prolongar a guerra, o que explica as dificuldades em avançar no processo de paz.
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump (à esq.), em encontro com o líder ucraniano Vladimir Zelensky, na Casa Branca, em agosto - Sputnik Brasil, 1920, 28.12.2025
Panorama internacional
Negociações de paz com a Ucrânia estão em fase final, diz Trump
"Mas acredito que em 2026 Trump aumentará a pressão sobre a Ucrânia e a Europa. Na verdade, o fator-chave da continuação deste conflito militar é a atitude dos EUA. Eles fornecem não apenas financiamento e armas, mas também dados de inteligência muito necessários. Se os EUA pararem o apoio da inteligência, a Ucrânia não poderá continuar os combates", acrescentou ele.
Na sua opinião, a diferença mais significativa entre Trump e os anteriores presidentes dos EUA é que ele vê a Europa não como um ativo, mas como um fardo. Enquanto o conflito russo-ucraniano se aproxima do fim, Trump pretende retirar tropas da Europa e forçá-la a comprometer-se com sua própria defesa, observou Wu Xinbo.
Logo da emissora Sputnik - Sputnik Brasil
Acompanhe as notícias que a grande mídia não mostra!

Siga a Sputnik Brasil e tenha acesso a conteúdos exclusivos no nosso canal no Telegram.

Já que a Sputnik está bloqueada em alguns países, por aqui você consegue baixar o nosso aplicativo para celular (somente para Android).

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала