- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Em nova ligação telefônica, Trump consulta Putin antes de reunião com Zelensky

© Sputnik / Sergey Bobylev / Acessar o banco de imagensPresidente da Rússia, Vladimir Putin se encontra com seu homólogo norte-americano Donald Trump, em Anchorage, Alasca, em 15 de agosto de 2025
Presidente da Rússia, Vladimir Putin se encontra com seu homólogo norte-americano Donald Trump, em Anchorage, Alasca, em 15 de agosto de 2025 - Sputnik Brasil, 1920, 28.12.2025
Nos siga no
Esta foi a nona ligação entre os presidentes neste ano.
O Kremlin confirmou, neste domingo (28), que ocorreu uma ligação entre o presidente da Rússia, Vladimir Putin, e seu homólogo norte-americano, Donald Trump. Em suas redes sociais, o líder da Casa Branca classificou o telefonema como "muito bom e produtivo".
O enviado especial do Kremlin e diretor-geral do Fundo Russo de Investimentos Diretos, Kirill Dmitriev, destacou em suas redes que "o diálogo importantíssimo continua". Dmitriev esteve nos Estados Unidos na semana passada, onde se reuniu com o enviado especial dos EUA, Steve Witkoff, e com o genro de Trump, Jared Kushner, que se juntou ao diálogo entre os países recentemente.

"Acabei de ter uma conversa telefônica muito produtiva com o presidente Putin, da Rússia, antes da minha reunião de hoje com Zelensky. A reunião acontecerá no salão principal de Mar-a-Lago", disse Trump em suas redes.

A chamada, como fritou Trump, ocorre horas antes de um encontro presencial entre Trump e o ucraniano Vladimir Zelensky em seu resort de luxo de Mar-a-Lago, na Flórida, para discutir a proposta de paz norte-americana para o conflito ucraniano.
Segundo relatos da mídia ucraniana, Zelensky já está em Miami aguardando o horário de seu encontro com Trump. Nas imagens de seu desembarque, pode-se observar que ele não foi recebido por nenhum membro da delegação estadunidense ou autoridade do governo Trump.
O presidente russo Vladimir Putin realiza uma reunião com o Grupo Conjunto de Forças para discutir a situação na zona de operação especial, em 27 de dezembro de 2025 - Sputnik Brasil, 1920, 27.12.2025
Operação militar especial russa
Rússia liberta Gulyaipole, Dmitrov e avança ainda mais em Konstantinovka, detalha Putin
O assessor presidencial Yuri Ushakov, informou que chamada durou uma hora e quinze minutos e foi uma iniciativa dos norte-americanos. Trump, disse, queria discutir uma série de questões antes de sua reunião com Zelensky.
Ushakov descreveu o tom da reunião como "amistosa, construtiva e pragmática", com ambos os líderes concordando que um cessar-fogo temporário sob o pretexto de um referendo popular apenas prolongaria o conflito, e que um fim definitivo exige uma decisão política do regime de Kiev em relação ao Donbass.
Segundo Ushakov, ficou evidente que Trump deseja um fim para o conflito ucraniano o mais cedo possível, e que o presidente norte-americano declarou estar convencido que a Rússia busca uma solução política e diplomática para essa questão.
Os presidentes também discutiram as perspectivas de cooperação econômica entre seus países e a Ucrânia, e decidiram criar novos grupos de trabalho para este fim.
Por fim, ambos concordaram em realizar uma nova ligação telefônica após a conversa de Trump com Zelensky.
Logo da emissora Sputnik - Sputnik Brasil
Acompanhe as notícias que a grande mídia não mostra!

Siga a Sputnik Brasil e tenha acesso a conteúdos exclusivos no nosso canal no Telegram.

Já que a Sputnik está bloqueada em alguns países, por aqui você consegue baixar o nosso aplicativo para celular (somente para Android).

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала