Devido à sua construção, o instrumento, que tem pouco menos de 44 centímetros de comprimento, lembra a forma de trompetes de metal. No entanto, o artefato achado em Dorfen é chamado de trompete natural, ou seja, um instrumento sem válvulas ou chaves, em que as diferentes notas são produzidas apenas pela tensão dos lábios, escreve The History Blog.
A peça foi descoberta em uma escavação em 2022 em um fosso da cidade perto de um dos portões. É possível que o trompete não fosse usado para tocar música, mas sim como uma espécie de sistema de alerta para lançar avisos sobre incêndios e outros perigos.
Artefatos encontrados na mesma camada arqueológica datam do final do século XVIII ou início do século XIX, o que é um período mais tardio em comparação com outros trompetes de cerâmica desenterrados em escavações.
"Ele pode contribuir significativamente para sabermos mais sobre as técnicas de fabricação e usos de tais instrumentos - porque trompetes de cerâmica são achados arqueológicos raros na Baviera e na Alemanha".