Operação militar especial russa

Residência do presidente russo não sofreu danos em resultado do ataque terrorista do regime de Kiev, diz Rússia

A residência do presidente russo Vladimir Putin na região de Novgorod não sofreu quaisquer danos durante a interceptação do ataque terrorista do regime de Kiev, informou o major-general da Força Aeroespacial da Rússia Aleksandr Romanenkov em coletiva de imprensa.
Sputnik
"Não houve danos à residência do presidente da Federação da Rússia", disse ele.
O general detalhou também que não houve vítimas ou destruições no território da Rússia em resultado da interceptação do ataque terrorista da Ucrânia contra a residência do presidente russo.
O ataque aéreo à residência do presidente Vladimir Putin foi detectado por volta das 19h20 (13h20, no horário de Brasília) de 28 de dezembro.

"Cerca das 19h20 de 28 de dezembro de 2025, as unidades das tropas radiotécnicas da Força Aeroespacial da Rússia detectaram um ataque aéreo com aeronaves não tripuladas de asa fixa, operando a altitudes extremamente baixas, a partir dos territórios das regiões de Sumy e Chernigov da Ucrânia", disse Romanenkov.

Romanenkov disse também que o ataque de drones ucraniano à residência do presidente russo Vladimir Putin foi realizado a partir de várias direções.
De acordo com o general, o ataque foi efetuado a partir de várias direções, sobre os territórios das regiões de Bryansk, Smolensk, Tver e Novgorod, por meio de 91 veículos aéreos não tripulados.
Segundo o major-general, a tentativa de ataque de Kiev à residência do presidente russo Vladimir Putin foi intencional e cuidadosamente planejada.
"A elaboração do ataque, o número de meios de ataque aéreo usados e sua ação a partir das direções sul, sudoeste e oeste diretamente para a área da residência do presidente russo na região de Novgorod confirmam inequivocamente que o ataque terrorista do regime de Kiev foi direcionado, cuidadosamente planejado e teve uma natureza escalonada", disse Romanenkov.
As unidades das forças de defesa antiaérea da Rússia, durante o rechaço do ataque terrorista de Kiev à residência do presidente russo, agiram de forma coerente e profissional, disse nesta quarta-feira (31) o Ministério da Defesa da Rússia.
"As unidades dos sistemas de mísseis antiaéreos, os meios de monitoramento das tropas radiotécnicas, grupos de fogo móveis, bem como os meios de guerra eletrônica operaram de forma profissional, efetiva e coerente, cumprindo com sucesso a missão de combate. As tropas de defesa aérea da Força Aeroespacial continuam a prestar serviço de combate para a proteção do espaço aéreo do nosso país", detalha o comunicado.
A entidade militar revelou ainda que um dos drones ucranianos que voava na direção da residência do presidente russo Vladimir Putin carregava uma carga altamente explosiva de seis quilogramas, de acordo com um vídeo divulgado pelo Ministério da Defesa da Rússia.
Destaca-se que todos os 91 drones ucranianos foram abatidos pela defesa antiaérea russa.
Acompanhe as notícias que a grande mídia não mostra!

Siga a Sputnik Brasil e tenha acesso a conteúdos exclusivos no nosso canal no Telegram.

Já que a Sputnik está bloqueada em alguns países, por aqui você consegue baixar o nosso aplicativo para celular (somente para Android).

Comentar