Segundo o Ministério da Defesa da Rússia, informações propagadas sobre um ataque russo na cidade da Carcóvia nesta sexta-feira (2) são falsas. Filmagens feitas por testemunhas ucranianas mostram que o epicentro da explosão foi dentro de um shopping center.
"As imagens de vídeo divulgadas mostram uma densa fumaça de origem desconhecida no prédio alguns segundos antes da explosão, indicando que há uma alta probabilidade de que a munição das Forças Armadas da Ucrânia armazenada no local tenha detonado."
O ministério acrescentou que as alegações tem como objetivo desviar a atenção internacional do ataque ucraniano brutal contra civis em Kherson, na noite de 1º de janeiro, quando três drones atingiram o local onde civis celebravam o Ano Novo, na vila costeira de Khorly, na costa do mar Negro.
O ataque ocorreu pouco antes da meia-noite, provocando um incêndio. Segundo o governador da região, Vladimir Saldo, pelo menos 24 pessoas morreram e 50 ficaram feridas após um ataque de drones ucranianos contra um café e um hotel.