Panorama internacional

Putin e Trump devem prolongar Novo START para aumentar confiança mútua, diz mídia

O presidente dos EUA, Donald Trump, deve aceitar a proposta de seu homólogo russo, Vladimir Putin, de prorrogar o Tratado de Redução de Armas Estratégicas (Novo START, na sigla em inglês), escreve a agência de notícias Bloomberg.
Sputnik
A agência aponta que tal medida dos Estados Unidos poderia contribuir para o fortalecimento da confiança mútua com o lado russo.

"Os EUA devem responder à oferta de Putin propondo uma prorrogação de um ano dos termos originais do tratado", ressalta a publicação.

Além disso, o artigo salienta que esse passo é crucial para evitar mal-entendidos potencialmente fatais.
Nesse contexto, o material sublinha que a implementação total do tratado ajudaria os profissionais de ambos os lados a retomarem o trabalho conjunto e a restaurarem a confiança mútua.
Panorama internacional
Rússia decidirá próximos passos após Tratado Novo START quando receber resposta dos EUA
Ao mesmo tempo, é observado que o lado estadunidense deve chegar a um acordo semelhante nesta área com a China.
Dessa forma, a publicação conclui que Trump deve aproveitar suas próximas reuniões com o presidente chinês Xi Jinping para discutir questões nucleares e compreender melhor as intenções estratégicas de cada país.
Na quinta-feira (8), Trump comentou a situação com o fim do prazo de vigência do Novo START com as palavras "vai expirar, vai expirar", mas expressou esperança na conclusão de um acordo "mais vantajoso".
Por sua vez, Putin declarou que a Rússia está pronta para continuar a cumprir as restrições do Novo START por um ano após 5 de fevereiro de 2026. O país tomará uma decisão sobre a manutenção das restrições voluntárias anuais do Novo START com base na análise da situação, acrescentou o chefe de Estado russo.
Acompanhe as notícias que a grande mídia não mostra!

Siga a Sputnik Brasil e tenha acesso a conteúdos exclusivos no nosso canal no Telegram.

Já que a Sputnik está bloqueada em alguns países, por aqui você consegue baixar o nosso aplicativo para celular (somente para Android).

Comentar