Operação militar especial russa

MD: Forças Armadas russas destruíram locais de armazenamento de drones de longo alcance ucranianos

Na madrugada de terça-feira (13), o Exército russo realizou um ataque maciço de retaliação contra as instalações de energia da Ucrânia usadas no interesse das Forças Armadas da Ucrânia e empresas do complexo militar-industrial ucraniano, informou o Ministério da Defesa da Federação da Rússia.
Sputnik
Além disso, as Forças Armadas russas atingiram locais de armazenamento de veículos aéreos não tripulados de longo alcance e locais de posicionamento temporário de formações armadas ucranianas e de mercenários estrangeiros.

"Os meios de defesa antiaérea derrubaram 11 bombas aéreas guiadas, dois foguetes do sistema de lançamento múltiplo Himars fabricado nos EUA e 207 veículos aéreos não tripulados de asa fixa", disse o ministério no comunicado.

Panorama internacional
União Europeia busca prolongar conflito na Ucrânia, diz ex-conselheiro de Trump
Na área de atuação do agrupamento russo Dniepre, as Forças Armadas ucranianas perderam até 65 soldados e um tanque. O ministério informou que as unidades desse agrupamento atingiram formações de uma brigada de assalto de montanha, de uma brigada de defesa costeira das Forças Armadas da Ucrânia e de uma brigada da defesa territorial na região de Kherson e na região de Zaporozhie.
As unidades do agrupamento russo Yug (Sul) melhoraram a posição tática ao longo da linha de frente, eliminando em um dia mais de 165 militares das Forças Armadas da Ucrânia, cinco veículos blindados de combate, 14 carros e duas peças de artilharia de campanha na República Popular de Donetsk.
Na zona de atuação das unidades do agrupamento russo Vostok (Leste), as perdas de pessoal das Forças Armadas da Ucrânia ultrapassaram 270 militares. Além disso, as unidades desse agrupamento destruíram dois veículos blindados e nove carros ucranianos na região de Dnepropetrovsk e na região de Zaporozhie.
Panorama internacional
Europa corre risco de ficar sem armas por causa da Ucrânia, diz especialista turco
As perdas do inimigo na zona de atuação do agrupamento russo Zapad (Oeste) foram de até 190 militares, um tanque, um veículo blindado de combate, 13 picapes e uma peça de artilharia. Além disso, três depósitos de munição foram destruídos.
No total, desde o início da operação militar especial em 2022, o Exército russo destruiu os seguintes armamentos do adversário:
670 aviões;
283 helicópteros;
108.665 veículos aéreos não tripulados;
645 sistemas de mísseis antiaéreos;
27.085 tanques e outros veículos blindados de combate;
1.640 lançadores múltiplos de foguetes;
32.538 peças de artilharia de campanha e morteiros;
51.609 veículos militares especiais.
Acompanhe as notícias que a grande mídia não mostra!

Siga a Sputnik Brasil e tenha acesso a conteúdos exclusivos no nosso canal no Telegram.

Já que a Sputnik está bloqueada em alguns países, por aqui você consegue baixar o nosso aplicativo para celular (somente para Android).

Comentar