De acordo com uma fonte oficial norte-americana que falou à Reuters sob condições de anonimato, os EUA estão retirando parte de seu pessoal de bases estratégicas no Oriente Médio. A medida é preventiva em meio ao aumento das tensões na região.
"Os EUA estão retirando pessoal de bases estratégicas na região como medida de precaução em meio ao aumento das tensões regionais", escreveu a agência.
A medida ocorre após declarações de um alto funcionário iraniano que afirmou que Teerã havia alertado os países vizinhos que abrigam forças norte-americanas de que as bases dos EUA seriam alvejadas caso Washington realizasse ataques contra o Irã, acrescentou a mídia.
No final de dezembro, o presidente dos EUA, Donald Trump, disse que apoiaria novos ataques contra o Irã se Teerã tentasse continuar desenvolvendo seus programas de mísseis e nuclear. Posteriormente, em meio a protestos e agitação no Irã, Trump ameaçou o país com um ataque caso manifestantes fossem mortos, enfatizando que ajudaria o povo iraniano se necessário.
As ameaças de ataques de Washington contra o Irã são absolutamente inaceitáveis, afirmou na terça-feira (13) a representante oficial do Ministério das Relações Exteriores da Rússia, Maria Zakharova.