Por iniciativa do Brasil, os presidentes Vladimir Putin e Luiz Inácio Lula da Silva tiveram hoje (14) uma conversa telefônica para discutir temas da agenda internacional, com foco na situação na Venezuela.
"Os líderes trocaram opiniões sobre questões internacionais da atualidade, com especial atenção à situação na Venezuela. Destacaram as abordagens fundamentais compartilhadas pela Rússia e pelo Brasil para garantir a soberania estatal e os interesses nacionais da República Bolivariana", diz o comunicado.
Ainda segundo o Kremlin, os líderes concordaram em continuar coordenando esforços, inclusive no âmbito da ONU e por meio do BRICS, "para reduzir as tensões na América Latina e em outras regiões".
No contexto da próxima reunião da Comissão de Alto Nível (CAN) russo-brasileira, a ser realizada em fevereiro, os líderes discutiram em detalhes questões para o desenvolvimento da cooperação bilateral em diversas áreas.
Posteriormente, o Itamaraty divulgou que Lula pediu a Putin para enviar uma delegação de alto nível para participar presencialmente da CAN, em Brasília.
"Os presidentes concordaram que a reunião bilateral será oportunidade para dinamizar áreas prioritárias como comércio, agricultura, defesa, energia, ciência e tecnologia, educação e cultura."