Putin destacou que a Rússia e Brasil compartilham visão sobre uma ordem mundial multipolar. O presidente russo declarou que Moscou e Brasília são parceiras de visão na construção de um sistema internacional multipolar. A cooperação entre os dois países avança constantemente e se fortalece com novos projetos conjuntos.
"Nossos dois países, que estiveram na origem do BRICS, são parceiros consistentes e compartilham as ideias semelhantes na criação de uma ordem mundial multipolar verdadeiramente equitativa", disse o presidente russo.
Diplomacia dá lugar a ações unilaterais e perigosas, afirmou o líder russo. Cada vez mais, a diplomacia é substituída por medidas unilaterais, quando alguns países tentam impor sua vontade e ditar como outros devem viver, afirmou o presidente russo Vladimir Putin.
Segundo ele, dezenas de países enfrentam hoje o caos e a ausência de lei, sem possuírem recursos suficientes para se proteger.
O presidente da Rússia, afirmou também que a Rússia segue firmemente comprometida com os princípios de uma ordem mundial multipolar.
Confira outros destaques da declaração do presidente russo:
🔶 Moscou sempre adotou e continuará adotando uma política ponderada e construtiva;
🔶 Rússia defende o reforço do papel central da ONU nos assuntos globais;
🔶 Moscou está disposta a manter relações abertas com aqueles que estiverem prontos para cooperar;
🔶 É necessário exigir o cumprimento do direito internacional por todos os membros da comunidade global;
🔶 A segurança de alguns países não pode ser garantida às custas de outros.
Crise ucraniano
Crise ucraniana é consequência da ignorância aos interesses legítimos da Rússia, disse Putin.
A OTAN avançou até as fronteiras russas apesar de promessas públicas em sentido contrário, declarou Vladimir Putin. Ele avaliou que a segurança internacional deve ser verdadeiramente abrangente, igual e indivisível para todos.
A Rússia busca uma paz duradoura que garanta a segurança de todos e espera que a Ucrânia também compreenda isso, salientou Putin.
"É precisamente uma paz duradoura e sustentável, que garanta a segurança de todos, que o nosso país busca. Nem todos, incluindo Kiev e as capitais que a apoiam, estão prontos para isso. Mas esperamos que, mais cedo ou mais tarde, essa necessidade seja reconhecida. Enquanto isso não acontecer, a Rússia continuará a perseguir consistentemente os objetivos que se propôs", afirmou o líder russo.