O portal elabora que os pesquisadores datam um mosaico do final do século IV ou início do século V d.C.
O medalhão com a inscrição "Que a paz esteja com os anciãos", ladeado por gansos egípcios, foi encontrado no sítio arqueológico de Hippos, no norte de Israel.
© Foto / Dr. Michael Eisenberg
"No centro da descoberta está um medalhão em mosaico ornamentado com uma inscrição em grego que diz: 'A paz esteja com os anciãos' [...]. A inscrição foi encontrada em um local de destaque dentro de um bairro residencial da antiga cidade de Hippos, o que sugere que o edifício que ela marcava tinha uma função comunitária específica relacionada ao cuidado de idosos", ressalta a publicação.
Segundo a matéria, embora haja menções a tais instalações em textos históricos dos séculos V e VI, não havia, até então, evidências arqueológicas.
A inscrição no medalhão e sua localização proeminente próximo às estradas principais indicam que se tratava de uma casa de repouso formal integrada à vida urbana.
Provavelmente posicionada na entrada, ela oferecia uma bênção espiritual e uma mensagem de boas-vindas aos moradores.
Essa descoberta reflete os valores cristãos primitivos, que promoviam a responsabilidade comunitária além das estruturas familiares, no contexto das mudanças sociais da Antiguidade Tardia.
Dessa forma, o material conclui que o achado destaca a longa história dos cuidados institucionais com idosos, o que é relevante para os sistemas de bem-estar modernos.