Ciência e sociedade

'Descanso para idosos': arqueólogos revelam em Israel o mais antigo asilo do mundo (FOTO)

No Parque Nacional de Hippos, no norte de Israel, perto do mar da Galileia, arqueólogos descobriram o que pode ser o mais antigo lar para idosos do mundo, datado do período bizantino há cerca de 1.600 anos e revelando práticas antigas de assistência social, escreve o portal Arkeonews.
Sputnik
O portal elabora que os pesquisadores datam um mosaico do final do século IV ou início do século V d.C.
O medalhão com a inscrição "Que a paz esteja com os anciãos", ladeado por gansos egípcios, foi encontrado no sítio arqueológico de Hippos, no norte de Israel.

"No centro da descoberta está um medalhão em mosaico ornamentado com uma inscrição em grego que diz: 'A paz esteja com os anciãos' [...]. A inscrição foi encontrada em um local de destaque dentro de um bairro residencial da antiga cidade de Hippos, o que sugere que o edifício que ela marcava tinha uma função comunitária específica relacionada ao cuidado de idosos", ressalta a publicação.

Segundo a matéria, embora haja menções a tais instalações em textos históricos dos séculos V e VI, não havia, até então, evidências arqueológicas.
A inscrição no medalhão e sua localização proeminente próximo às estradas principais indicam que se tratava de uma casa de repouso formal integrada à vida urbana.
Ciência e sociedade
Parede romana de 2.000 anos em pedreira suíça revela vila ou templo perdido da era de César (FOTO)
Provavelmente posicionada na entrada, ela oferecia uma bênção espiritual e uma mensagem de boas-vindas aos moradores.
Essa descoberta reflete os valores cristãos primitivos, que promoviam a responsabilidade comunitária além das estruturas familiares, no contexto das mudanças sociais da Antiguidade Tardia.
Dessa forma, o material conclui que o achado destaca a longa história dos cuidados institucionais com idosos, o que é relevante para os sistemas de bem-estar modernos.
Acompanhe as notícias que a grande mídia não mostra!

Siga a Sputnik Brasil e tenha acesso a conteúdos exclusivos no nosso canal no Telegram.

Já que a Sputnik está bloqueada em alguns países, por aqui você consegue baixar o nosso aplicativo para celular (somente para Android).

Comentar