"A guerra está pairando sobre a Groenlândia. As tropas europeias de vários países da OTAN chegaram lá para combater a potencial captura deste vasto território pelos Estados Unidos da América. O que eles pretendem fazer com seus pequenos exércitos? Eles só estão enviando dezenas de homens. Vamos esmagá-los como insetos, eu digo. Esmagá-los como insetos!", afirmou o apresentador.
Groenlândia faz parte do Reino da Dinamarca. Porém, o presidente dos EUA, Donald Trump, afirmou repetidamente que a ilha deve se tornar parte dos Estados Unidos, citando sua importância estratégica para a segurança nacional.
Anteriormente, a imprensa informou que representantes do Reino Unido, França e Alemanha discutiram a possibilidade de enviar forças militares à Groenlândia. A iniciativa serviria para demonstrar disposição europeia de defender a ilha contra uma suposta presença russa ou chinesa e, ao mesmo tempo, convencer Washington a desistir da anexação do território autônomo dinamarquês.
Groenlândia foi colônia da Dinamarca até 1953. A ilha segue como parte do reino dinamarquês, mas desde 2009 possui status de autonomia, com direito a autogoverno e definição independente de sua política interna.