O portal aponta que a descoberta confere um profundo significado humano e espiritual a uma das maiores pesquisas arqueológicas no leste do Reino Unido.
Uma rara joia de vidro que representa a crucificação foi encontrada em uma vila anglo-saxônica abandonada.
© Foto / Arqueologia de Oxford Cotswold
"Apesar do pequeno tamanho, o objeto tem imenso valor histórico. Fundido em vidro em relevo, ele mostra Cristo na cruz, ladeado pela Virgem Maria e por São João, com a inscrição grega 'IC XC' acima, uma abreviação de 'Jesus Cristo'", ressalta a publicação.
Nesse contexto, é observado que, embora tenha sido criada em Veneza no século XIII — um importante centro de fabricação de vidro na Idade Média e de comércio global —, a joia apresenta uma influência bizantina pronunciada.
Além disso, a matéria observa que o artefato foi feito de vidro, utilizando um molde influenciado pelas tradições cristãs orientais.
Sua parte traseira chanfrada sugere que ele já foi utilizado como pingente ou item devocional pessoal.
Objetos semelhantes são conhecidos em toda a Europa, embora a maioria não tenha um contexto arqueológico preciso.
Então, destaca-se que essa descoberta é especialmente valiosa por ter sido feita em uma escavação documentada.
A peça provavelmente pertenceu a alguém de recursos modestos e simbolizava a fé pessoal, não a cultura pública de peregrinação.
Assim, o portal conclui que a descoberta destaca como escavações cuidadosas podem revelar aspectos esquecidos da vida espiritual e cultural do passado.