Panorama internacional

Trajetória polêmica? Conheça a nova encarregada de negócios dos EUA para a Venezuela

Os EUA anunciaram nesta quinta-feira (22) a nomeação da diplomata Laura Dogu como encarregada de negócios do Escritório Externo dos EUA para a Venezuela em Bogotá, em um contexto de ausência de relações diplomáticas entre Caracas e Washington. O que se sabe sobre a funcionária?
Sputnik
Panorama internacional
Venezuela torna-se elemento de confronto global entre EUA e China, acredita analista

Diplomata com inclinação militar

Além de uma formação estritamente civil, possui mestrado no Colégio Industrial das Forças Armadas dos EUA. Atuou como assessora de Política Externa do Chefe do Estado-Maior do Exército dos EUA, Dan Caine, que liderou operações para sequestrar o presidente venezuelano, Nicolás Maduro, em 3 de janeiro e atacar instalações nucleares iranianas em junho de 2025.

Da África às Américas

Exerceu o cargo de ministra-conselheira na Embaixada dos EUA na Cidade do México, além de ter desempenhado funções diplomáticas em El Salvador, Turquia e Egito. Foi ainda embaixadora na Nicarágua (2015–2018) e em Honduras (2022–2025).
Em setembro de 2024, a diplomata criticou uma aproximação ocorrida entre uma autoridade hondurenha e uma venezuelana, além de levantar a suspeita de que o governo de Castro estaria envolvido com o narcotráfico. Ela afirmou que funcionários se reuniram em Caracas com "traficantes de drogas".
Em 30 de agosto desse mesmo ano, o chanceler hondurenho, Enrique Reina, afirmou que fontes da inteligência do país detectaram um plano articulado por Dogu para supostamente dividir as Forças Armadas e destituir o chefe militar Roosevelt Hernández.
O período em que foi embaixadora na Nicarágua coincidiu com as manifestações da oposição que o governo do presidente Daniel Ortega considerou uma tentativa de golpe fracassada.
Acompanhe as notícias que a grande mídia não mostra!

Siga a Sputnik Brasil e tenha acesso a conteúdos exclusivos no nosso canal no Telegram.

Já que a Sputnik está bloqueada em alguns países, por aqui você consegue baixar o nosso aplicativo para celular (somente para Android).

Comentar