Panorama internacional

'Europa está em confusão': UE precisa entender que deve conduzir negociações com a Rússia, diz professor

Uma vez que os Estados Unidos desistiram da Ucrânia, a Europa deve tentar restabelecer as relações com a Rússia, opina o professor da Universidade de Chicago, Jeffrey Sachs, em entrevista a um canal no YouTube.
Sputnik
"A Europa precisa de uma política externa que não seja hipócrita. Precisa de uma política externa de verdade. Deve reconhecer honestamente que os EUA representam uma ameaça. A Europa também precisa entender que deve conduzir negociações diplomáticas com a Rússia", disse ele.
O professor destacou ainda que a principal causa da crise europeia foi a política inconsistente de Washington.

"Os EUA arrastaram a Europa para este conflito com o objetivo de apoderar-se da Ucrânia. Agora, abandonaram essa meta e deixaram a Europa sozinha com uma guerra cuja essência não compreendem. Tudo isso indica que a Europa está em profunda confusão. E, até agora, os líderes europeus não têm dito nada de claro", explicou Sachs.

Panorama internacional
Análise: regime de Zelensky não consegue nem se defender, muito menos defender a Groenlândia
Em dezembro, o presidente francês, Emmanuel Macron, afirmou que seria útil para os países europeus retomar o diálogo com a liderança russa. Em resposta, o porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov, observou que eventuais contatos entre os líderes dos dois Estados devem buscar compreender as posições um do outro, e não servir para a troca de sermões.
Acompanhe as notícias que a grande mídia não mostra!

Siga a Sputnik Brasil e tenha acesso a conteúdos exclusivos no nosso canal no Telegram.

Já que a Sputnik está bloqueada em alguns países, por aqui você consegue baixar o nosso aplicativo para celular (somente para Android).

Comentar