Notícias do Brasil

São Paulo, maior cidade do Hemisfério Sul, faz 472 anos neste domingo

São Paulo completou neste domingo (25) 472 anos desde sua fundação em 1554, quando padres jesuítas estabeleceram o Colégio de São Paulo de Piratininga na região que hoje corresponde ao Pátio do Colégio.
Sputnik
O núcleo que surgiu como aldeamento religioso tornou-se, ao longo dos séculos, o centro da maior metrópole do país.
A capital paulista evoluiu de vila colonial para polo comercial no século XIX, impulsionada pelo ciclo do café e pela chegada de imigrantes europeus e asiáticos. A industrialização do século XX consolidou a cidade como principal eixo produtivo do Brasil, atraindo novos fluxos migratórios internos.
Com mais de 12 milhões de habitantes no município e mais de 20 milhões na região metropolitana, São Paulo é atualmente a maior cidade do Hemisfério Sul, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e indicadores mundiais.
O volume demográfico se reflete no peso político da capital, que concentra parte decisiva do eleitorado nacional e influencia agendas estaduais e federais. A cidade também abriga instituições acadêmicas, culturais e de pesquisa que pautam debates de relevância nacional.
No campo econômico, São Paulo permanece como o maior centro financeiro do país, com sedes de grandes empresas nacionais e multinacionais e concentra serviços avançados em tecnologia, finanças, comércio e logística, além de abrigar a principal bolsa de valores da América Latina, a B3.
A tradicional Festa do Bolo do Bixiga mobilizou centenas de pessoas na rua Rui Barbosa, e sessões gratuitas de cinema ao ar livre na Cinemateca foram só algumas das diversas ações culturais de hoje.
Acompanhe as notícias que a grande mídia não mostra!

Siga a Sputnik Brasil e tenha acesso a conteúdos exclusivos no nosso canal no Telegram.

Já que a Sputnik está bloqueada em alguns países, por aqui você consegue baixar o nosso aplicativo para celular (somente para Android).

Comentar