Panorama internacional

'Cuba fracassará muito em breve', garante Trump

O presidente dos EUA, Donald Trump, afirmou nesta terça-feira (27) que Cuba pode entrar em colapso em um curto prazo.
Sputnik
"Cuba fracassará muito em breve. É realmente uma nação que está muito perto do colapso. Vocês sabem que eles obtinham seu dinheiro da Venezuela. Obtinham o petróleo [de Caracas]. E já não estão recebendo isso", comentou a jornalistas.
Desde janeiro de 2025, quando teve início o atual governo dos Estados Unidos, Havana tem denunciado em diversas ocasiões o "agravamento" do embargo econômico, comercial e financeiro que Washington mantém contra a ilha há mais de seis décadas.
Após o ataque dos EUA à Venezuela, que terminou com o sequestro do presidente Nicolás Maduro e de sua esposa, Cilia Flores, Trump afirmou que Cuba parece "pronta para cair", embora considere pouco provável que, para isso, sejam necessárias ações militares.
Panorama internacional
Cuba não se renderá aos EUA porque Castro deu ao país 'vacinação da liberdade', diz analista
O secretário de Estado norte-americano, Marco Rubio, chamou o governo cubano de "grande problema". Depois da declaração do secretário, Trump considerou ótima a ideia de nomear Rubio presidente de Cuba.
Em 11 de janeiro, Trump disse que não haveria "mais petróleo ou dinheiro para Cuba da Venezuela" e pediu a Havana que fizesse um acordo com os Estados Unidos "antes que seja tarde demais".
Várias nações condenam as ações estadunidenses contra a ilha caribenha, entre elas a Rússia que já classificou em mais de uma ocasião como inaceitável o uso de linguagem baseada em chantagem e ameaças ao povo e o governo de Cuba.
Acompanhe as notícias que a grande mídia não mostra!

Siga a Sputnik Brasil e tenha acesso a conteúdos exclusivos no nosso canal no Telegram.

Já que a Sputnik está bloqueada em alguns países, por aqui você consegue baixar o nosso aplicativo para celular (somente para Android).

Comentar