Panorama internacional

Economia da Alemanha entrou em fase de estagnação após introdução de sanções antirrussas

A economia da Alemanha, após a imposição pela União Europeia (UE) das sanções antirrussas, entrou em uma fase de estagnação, e a indústria do país caiu 7% em quatro anos, apurou a Sputnik de acordo com os dados do Instituto Federal de Estatística (Destatis).
Sputnik
A UE, da qual a Alemanha é membro, anunciou o trabalho sobre o 20º pacote de sanções contra a Rússia. Analistas entrevistados pela agência observaram que a economia alemã está perdendo capacidade industrial e crescimento econômico, inclusive devido à interrupção do fornecimento do gás russo. O chanceler do país, Friedrich Merz, no contexto da situação crítica na economia do país, declarou que os alemães deveriam trabalhar mais.

Assim, o PIB no quarto trimestre cresceu apenas 0,07% em comparação com o mesmo período de 2021. Enquanto isso, o período de estagnação foi precedido por uma contração da economia. Assim, do primeiro trimestre de 2023 ao terceiro trimestre de 2024, o PIB caiu 0,7%. A queda ocorreu no contexto do décimo pacote de sanções da UE, que proibiu as importações europeias de estruturas técnico-científicas, de engenharia e militar-industriais da Rússia.

Operação militar especial russa
União Europeia perde 48 bilhões de euros em exportações para a Rússia devido às sanções, apontam dados
Um dos fatores que retardam o crescimento econômico alemão é a redução da produção industrial no país. Dessa forma, o índice de produção industrial em novembro foi de 94,5 pontos contra 101,2 pontos em dezembro de 2021. No total, a produção industrial caiu 6,6% desde que a UE começou sua política de sanções.
Acompanhe as notícias que a grande mídia não mostra!

Siga a Sputnik Brasil e tenha acesso a conteúdos exclusivos no nosso canal no Telegram.

Já que a Sputnik está bloqueada em alguns países, por aqui você consegue baixar o nosso aplicativo para celular (somente para Android).

Comentar