Tropas de Kiev perderam, nas últimas 24 horas, mais de 90 militares, oito veículos, uma estação de guerra eletrônica e dois depósitos de munições e material na zona de operações do agrupamento russo Sever (Norte).
As unidades do agrupamento russo Vostok (Leste) avançaram para as profundezas da defesa inimiga e libertaram o povoado de Petrovka, na região de Zaporozhie, informou o Ministério da Defesa. Além disso, o inimigo perdeu, na zona de operações do agrupamento, até 375 militares, 12 veículos e uma peça de artilharia de campanha.
Durante a libertação de Petrovka, na região de Zaporozhie, as forças russas destruíram até dez unidades de equipamento ucraniano e tomaram uma posição avançada com área de até cinco quilômetros quadrados, informou o Ministério da Defesa.
Segundo a Defesa russa, o Exército ucraniano perdeu, nas últimas 24 horas, até 130 militares, um veículo blindado de infantaria Marder de produção alemã, 13 veículos, uma peça de artilharia de campanha, duas estações de guerra eletrônica e dez depósitos de munições, material e combustível na zona de atuação do agrupamento russo Yug (Sul).
O agrupamento de tropas russo Zapad (Oeste) melhorou suas posições na linha de frente e atingiu efetivos e equipamentos de formações ucranianas em várias áreas da região de Carcóvia e da República Popular de Donetsk (RPD), levando o inimigo a perder mais de 150 militares, cinco veículos blindados de combate, 18 carros e quatro depósitos de munição.
Nas últimas 24 horas, os sistemas de defesa antiaérea da Rússia a abateram quatro bombas aéreas guiadas, um projétil de sistema Himars, de fabricação norte-americana, e 47 drones ucranianos de asa fixa.
Por sua vez, as unidades do agrupamento Tsentr (Centro) libertaram o povoado de Toretskoe, na RPD, e eliminaram, nas últimas 24 horas, mais de 420 militares, 13 veículos blindados de combate, uma peça de artilharia e uma estação de radar de guerra eletrônica contrabateria, detalha o comunicado de hoje.
Por fim, o agrupamento russo Dniepre eliminou até 40 soldados ucranianos, cinco veículos, uma estação de guerra eletrônica e dois depósitos de munição, detalha o Ministério da Defesa.
No total, desde o início da operação militar especial em 2022, o Exército russo destruiu os seguintes armamentos do adversário:
670 aeronaves;
283 helicópteros;
111.681 veículos aéreos não tripulados (drones);
646 sistemas de mísseis antiaéreos;
27.423 tanques e outros veículos blindados de combate;
1.653 lançadores múltiplos de foguetes;
32.972 peças de artilharia de campanha e morteiros;
53.267 unidades de veículos militares especiais.