- Sputnik Brasil, 1920
Operação militar especial russa
Notícias sobre as tensões na Ucrânia. Siga informado sobre os avanços da operação militar especial russa em Donbass.

Exército russo liberta 7 povoados na última semana na zona da operação militar especial, diz MD

© Sputnik / Aleksei MaishevMilitares russos na zona da operação militar especial, em 16 de janeiro de 2024
Militares russos na zona da operação militar especial, em 16 de janeiro de 2024 - Sputnik Brasil, 1920, 30.01.2026
Nos siga no
De 24 a 30 de janeiro, em resposta aos ataques terroristas da Ucrânia contra a infraestrutura civil na Rússia, as Forças Armadas russas realizaram um ataque maciço e seis ataques combinados contra várias instalações que abasteciam o setor militar-industrial da Ucrânia, informa o Ministério da Defesa russo.
Na última semana as tropas russas atingiram empresas da indústria militar, depósitos de munição e combustível, oficinas de produção, locais de armazenamento de veículos aéreos não tripulados, locais de implantação temporária das Forças Armadas ucranianas e mercenários estrangeiros, bem como instalações de infraestrutura de energia e transporte usadas no interesse das Forças Armadas da Ucrânia.
Além disso, as forças da Frota do Mar Negro russa destruíram uma lancha não tripulada das Forças Armadas da Ucrânia na última semana, acrescentou o ministério.
Os sistemas de defesa antiaérea russos abateram quatro bombas aéreas guiadas, 46 foguetes de lançadores múltiplos Himars fabricados nos EUA, um míssil guiado antiaéreo S-200 convertido para atingir alvos terrestres e 822 veículos aéreos não tripulados de asa fixa.
As unidades do agrupamento russo Tsentr (Centro), durante a semana, eliminaram mais de 2.680 combatentes ucranianos, dois tanques, 54 veículos blindados de combate, 80 carros e dez peças de artilharia de campanha, afirma o ministério.
Vladimir Zelensky se reúne com o presidente dos EUA, Donald Trump, no Salão Oval da Casa Branca, 18 de agosto de 2025, em Washington - Sputnik Brasil, 1920, 30.01.2026
Panorama internacional
Ucrânia é um 'projeto fadado ao fracasso, mas útil' para a União Europeia, dizem especialistas
As unidades do agrupamento russo Sever (Norte) libertaram o povoado de Staritsa, na região de Carcóvia, e o povoado de Belaya Bereza, na região de Sumy.
Na zona de atuação desse agrupamento, as Forças Armadas da Ucrânia perderam mais de 950 soldados, cinco veículos blindados de combate, 74 carros e oito peças de artilharia de campanha. Três estações de guerra eletrônica e contrabateria foram destruídas, além de 11 depósitos de munição e recursos materiais, acrescentou o ministério.
As unidades do agrupamento russo Zapad (Oeste) libertaram nesta semana o povoado de Kupyansk-Uzlovoi, na região de Carcóvia, atingindo pessoal e equipamentos de cinco brigadas mecanizadas, duas aeromóveis, uma de assalto anfíbio, três brigadas de assalto das Forças Armadas da Ucrânia, duas brigadas de defesa territorial e três brigadas da Guarda Nacional.
"As perdas das Forças Armadas ucranianas nesta área totalizaram mais de 1.300 militares, 22 veículos blindados de combate, 132 carros e 13 peças de artilharia de campanha. Foram destruídos 29 depósitos de munição", diz o comunicado.
Atuando na República Popular de Donetsk, as unidades do agrupamento russo Yug (Sul) libertaram nesta sexta-feira (30) o povoado de Berestok.
Na zona de responsabilidade desse agrupamento as perdas do inimigo ultrapassaram 1.020 militares, 18 veículos blindados de combate, incluindo cinco de fabricação estrangeira, 98 carros, 25 peças de artilharia, sete estações de guerra eletrônica e contrabateria e 22 depósitos de munições, combustível e recursos materiais.
Ao mesmo tempo, as unidades do agrupamento russo Vostok (Leste), ao avançar nas profundidades da defesa ucraniana, libertaram nesta sexta-feira (30) o povoado de Ternovatoe, na região de Zaporozhie.
Instrutor treina membros das Forças de Defesa Territorial da Ucrânia, unidade militar de voluntários dentro das Forças Armadas, em um parque de Kiev, 22 de janeiro de 2022 - Sputnik Brasil, 1920, 29.01.2026
Operação militar especial russa
Ucrânia continua recrutando colombianos, apesar da proibição do Congresso da Colômbia
As perdas do inimigo nessa direção totalizaram mais de 2.315 militares, dois tanques, 22 veículos blindados de combate, 104 carros e oito peças de artilharia de campanha, informa o ministério.
Já as tropas do agrupamento russo Dniepre libertaram nesta semana dois povoados na região de Zaporozhie – Novoyakovlevka e Rechnoe, afirma o Ministério da Defesa russo.
"As perdas das Forças Armadas da Ucrânia totalizaram 315 militares, 54 carros, três peças de artilharia e 16 estações de guerra eletrônica e contrabateria, além de quatro armazéns de material", lê-se no comunicado.
No total, desde o início da operação militar especial em 2022, o Exército russo destruiu os seguintes armamentos do adversário:
670 aviões;
283 helicópteros;
111.634 veículos aéreos não tripulados;
646 sistemas de mísseis antiaéreos;
27.404 tanques e outros veículos blindados de combate;
1.653 lançadores múltiplos de foguetes;
32.952 peças de artilharia de campo e morteiros;
53.186 veículos militares especiais.
Logo da emissora Sputnik - Sputnik Brasil
Acompanhe as notícias que a grande mídia não mostra!

Siga a Sputnik Brasil e tenha acesso a conteúdos exclusivos no nosso canal no Telegram.

Já que a Sputnik está bloqueada em alguns países, por aqui você consegue baixar o nosso aplicativo para celular (somente para Android).

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала