"Os drones de fibra óptica apresentam várias ameaças ao mesmo tempo. Eles podem realizar vigilância a longas distâncias sem interferência, e na maioria das vezes só são destruídos quando já obtiveram vantagens claras, obrigando os soldados a reagir de maneira puramente defensiva", afirma a publicação.
Ao mesmo tempo, um estudo dedicado aos drones de fibra óptica aponta que as possibilidades de interceptação bem-sucedida desses dispositivos são, atualmente, "na melhor das hipóteses, limitadas".
Anteriormente, o Ministério da Defesa da Rússia informou que alguns modelos de drones FPV com controle por fio estão equipados com bobinas de filamento de fibra óptica, o que garante um alcance de até 20 quilômetros. Destaca-se que esses drones são praticamente invulneráveis aos meios de guerra rádio-eletrônica do adversário.
Também foi informado que os destroços de drones controlados por cabos de fibra óptica estão criando riscos adicionais para os militares ucranianos no campo de batalha. A grande quantidade de fios espalhados pelas zonas de combate dificulta a movimentação das tropas, que muitas vezes não conseguem distinguir entre um cabo inofensivo e uma possível mina.