O presidente dos EUA, Donald Trump, anunciou nesta segunda-feira (2) que os EUA fecharam um acordo comercial com a Índia com início imediato. O anúncio foi feito por meio da plataforma Truth Social, após um telefonema do norte-americano com o primeiro-ministro indiano, Narendra Modi.
Trump afirmou que, a pedido do primeiro-ministro indiano, concordou em reduzir as tarifas sobre as importações da Índia de 25% para 18%.
"Por amizade e respeito ao primeiro-ministro Modi, e a seu pedido, a partir de hoje, concordamos com um acordo comercial entre os Estados Unidos e a Índia, no qual os EUA aplicarão uma tarifa reduzida a ambos os lados, reduzindo-a de 25% para 18%."
Ele acrescentou que a Índia concordou em reduzir a zero as tarifas e barreiras comerciais não tarifárias sobre produtos norte-americanos, como parte do acordo.
"Eles também pretendem avançar com a redução a zero de suas tarifas e barreiras não tarifárias contra os EUA", escreveu Trump na plataforma.
Segundo Trump, Modi prometeu aumentar significativamente as compras de produtos norte-americanos em mais de US$ 500 bilhões (cerca de R$ 2,3 trilhões).
"O primeiro-ministro também se comprometeu a comprar produtos americanos, em um nível muito mais elevado, além de mais de 500 bilhões de dólares em energia, tecnologia, agricultura, carvão e muitos outros produtos dos EUA. Nossa incrível relação com a Índia se fortalecerá ainda mais no futuro", escreveu Trump.
Trump também afirmou que os EUA e a Índia desfrutam de uma "relação incrível" que só tende a se fortalecer.
"O primeiro-ministro Modi e eu somos duas pessoas que fazem as coisas acontecerem, algo que não se pode dizer da maioria. Obrigado pela atenção dada a este assunto!", disse Trump.