Ciência e sociedade

Descoberta de brilhantes rochas brancas em cratera sugere ambiente tropical em Marte (FOTOS)

O rover Perseverance da NASA descobriu milhares de fragmentos de rochas brancas brilhantes na cratera Jezero, em Marte. A análise revelou um alto teor de caulinita, um mineral de argila que se forma na Terra ao longo de milhões de anos sob a influência da água líquida abundante.
Sputnik
Para entender melhor como a caulinita marciana se formou, Adrian Broz, líder do estudo e pós-doutorando da Universidade de Purdue que trabalha no laboratório de Briony Horgan, comparou os dados do rover com amostras de rocha coletadas perto de San Diego, na Califórnia, e na África do Sul. As assinaturas químicas das amostras da Terra e de Marte mostraram ser bastante parecidas, avança Science Daily.

O pesquisador observou que a caulinita também pode se formar através de processos hidrotermais na Terra, onde a água quente altera a rocha subterrânea. No entanto, este método deixa para trás um padrão químico distinto que difere da assinatura criada pela exposição a longo prazo à chuva em temperaturas mais frias.

Dados de três locais distintos foram utilizados para avaliar se a atividade hidrotermal poderia explicar as amostras marcianas, e os resultados favoreceram a chuva como a causa mais provável.
Caulinita e rochas similares em Marte atuam como registros geológicos, preservando informações sobre as condições ambientais de bilhões de anos atrás. Estes materiais oferecem uma visão rara sobre se Marte já teve condições capazes de suportar a vida.

"Toda a vida usa água", disse Broz. "Então, quando pensamos na possibilidade de essas rochas em Marte representarem um ambiente impulsionado pelas chuvas, é um lugar realmente incrível e habitável onde a vida poderia ter prosperado se tivesse existido em Marte."

A pesquisa foi publicada na revista Communications Earth & Environment.
Acompanhe as notícias que a grande mídia não mostra!

Siga a Sputnik Brasil e tenha acesso a conteúdos exclusivos no nosso canal no Telegram.

Já que a Sputnik está bloqueada em alguns países, por aqui você consegue baixar o nosso aplicativo para celular (somente para Android).

Comentar