Panorama internacional

Elaborar novo acordo nuclear para substituir Novo START pode levar anos, acredita especialista

O desenvolvimento de um novo tratado válido sobre armas estratégicas para substituir o Tratado de Redução de Armas Estratégicas (Novo START) pode levar vários anos, afirmou à Sputnik o especialista do Clube Internacional de Debates Valdai, Andrei Kortunov.
Sputnik
O especialista afirmou que, anteriormente, tais acordos eram preparados por muito tempo, às vezes demorava vários anos para preparar um documento completo. Acordos de tal dimensão devem ser escritos por um longo tempo, para prever todos os detalhes, disse ele.

"Agora isso será ainda mais difícil, porque a experiência do processo de negociação foi perdida, ou seja, os especialistas que lidaram com isso foram embora. Portanto, é difícil esperar quaisquer avanços em um futuro muito próximo. Cinco anos provavelmente é muito tempo, mas pode levar muito tempo", disse Kortunov.

Em sua opinião, o controle estratégico de armas não é prioridade para o presidente dos EUA, Donald Trump. Mas a prontidão dos norte-americanos para dialogar sobre o assunto é muito importante e, por isso, a parte russa pode esperar o início das discussões nessa esfera, acrescentou o analista.
Ele também sugeriu que, em vez de um tratado completo, as partes conseguirão alcançar um acordo no formato de declarações de intenções paralelas, levando em consideração os programas de modernização que estão sendo implementados atualmente por Moscou e Washington.

"Nesse caso, [a conclusão de um tratado] pode ser mais rápida. Mas também precisamos entender quais parâmetros serão os principais neste acordo", acrescentou Kortunov.

Panorama internacional
Novo START é 'pilar da ordem mundial', seu desmantelamento é perigoso, afirma analista
A situação com os armamentos estratégicos mudou muito desde que o Tratado Novo START foi desenvolvido e, se preparar um novo documento, isso não será uma tarefa trivial, porque será preciso retomar muitos parâmetros de controle de armas antigos e reconsiderá-los para que funcionem por várias décadas, disse o especialista.

"Os norte-americanos tradicionalmente gostariam de mudar o controle de armas para que incluíssem todos os sistemas nucleares, estratégicos e táticos. Do lado russo, as prioridades foram definidas de forma diferente", destacou.

Kortunov adicionou também que agora não é esclarecido como os futuros acordos sobre as armas estratégicas serão coordenados com as posições das partes na esfera da defesa antimíssil, porque essa questão também está complicada devido à falta de tratado sobre esses meios.
A validade do Tratado Novo START expirou nesta quinta-feira (5). Anteriormente, o presidente russo Vladimir Putin anunciou que, após o término do acordo, a Rússia está pronta para continuar a aderir às restrições de acordo com o documento por um ano.
Acompanhe as notícias que a grande mídia não mostra!

Siga a Sputnik Brasil e tenha acesso a conteúdos exclusivos no nosso canal no Telegram.

Já que a Sputnik está bloqueada em alguns países, por aqui você consegue baixar o nosso aplicativo para celular (somente para Android).

Comentar