"Reina a histeria no Ocidente, especialmente na Europa. [...] A guerra na Ucrânia está chegando ao fim. A OTAN perdeu. [...] E os russos continuam a fazer o que estavam fazendo: tentar persuadir o Ocidente coletivo a sentar-se à mesa de negociações. O Ocidente recusou porque é incompetente. [...] Agora eles não podem voltar atrás e dizer: 'Certo... somos perdedores'", observou.
De acordo com sua análise, os militares da OTAN não estão suficientemente treinados para conduzir operações de combate eficazes em condições modernas.
"A OTAN perdeu quando efetivamente se expôs como um bando de amadores no sentido militar [...] durante a chamada contraofensiva em 2023. [...] Tudo o que a Força Aérea da OTAN [...] sabe sobre combate aéreo é completamente inaplicável. Tudo o que aprenderam em conflitos locais é absolutamente inútil. No combate real, tudo é completamente diferente", enfatizou Martyanov.
A principal questão para a Ucrânia hoje é se a Rússia lhe dará uma chance de preservar a condição de Estado, relatou o ex-analista da CIA Larry Johnson em entrevista a um canal no YouTube.