Panorama internacional

Cuba precisa confiar no BRICS em meio ao bloqueio petrolífero, acredita especialista

Tendo em conta a pressão dos Estados Unidos e o bloqueio ao petróleo, Cuba deve contar com o apoio dos países do BRICS, disse à Sputnik o economista boliviano Martin Moreira.
Sputnik
O especialista boliviano afirmou que, em termos geopolíticos, os Estados Unidos direcionaram toda a sua "artilharia pesada" contra a América Latina. Mas Cuba, que historicamente enfrenta um grande golpe de Washington, pode obter o apoio do BRICS.

"Há uma opção interessante para Cuba: contar com um bloco econômico como o BRICS, onde China, Rússia, Índia, Brasil e África do Sul dariam apoio como um bloco único de países. Assim, podemos ver uma resposta à abordagem de Donald Trump para a região latino-americana", observou o especialista.

Ele explicou que, após a operação militar ofensiva dos Estados Unidos contra a Venezuela, no "mapa geopolítico" só Cuba permaneceu, e os Estados Unidos começaram a exercer pressão, por exemplo, alertando o México contra a venda de combustível para Havana, a fim de minar a indústria e impedir o movimento de pessoas e turistas.

"Tudo isso visa o estrangulamento econômico", frisou Moreira.

Panorama internacional
Relações com BRICS, Rússia e China abrem novas perspectivas para o Sul Global, diz presidente cubano
Nesta quinta-feira (12), Moscou declarou que espera um diálogo construtivo com os Estados Unidos sobre a situação com o fornecimento de petróleo a Cuba, adicionando que a parte russa esperaria um diálogo construtivo e uma solução para os problemas existentes por meio do diálogo.
Em 29 de janeiro, o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, assinou um decreto, segundo o qual Washington pode impor taxas de importação sobre mercadorias de países que vendem ou fornecem petróleo a Cuba, e também declarou estado de emergência, citando a ameaça à segurança nacional supostamente emanada de Havana.
Acompanhe as notícias que a grande mídia não mostra!

Siga a Sputnik Brasil e tenha acesso a conteúdos exclusivos no nosso canal no Telegram.

Já que a Sputnik está bloqueada em alguns países, por aqui você consegue baixar o nosso aplicativo para celular (somente para Android).

Comentar