Notícias do Brasil

Ministro Dias Toffoli deixa relatoria do caso Master no STF

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Dias Toffoli deixou na noite desta quinta-feira (12) a relatoria do caso do Banco Master na Corte. A decisão acontece poucos dias após a Polícia Federal enviar relatório que aponta menções ao magistrado no celular de Daniel Vorcaro, dono do banco.
Sputnik
Em nota assinada por todos os ministros do STF, os magistrados informaram que a decisão de sair do caso foi tomada por Toffoli e negaram qualquer suspeição ou impedimento para que ele continuasse na relatoria.
Contudo, o caso agora será devolvido ao presidente da Corte, Edson Fachin, que ficará responsável pela redistribuição dos atos.

"[Os ministros do STF] expressam, neste ato, apoio pessoal ao Exmo. Min. Dias Toffoli, respeitando a dignidade de Sua Excelência, bem como a inexistência de suspeição ou de impedimento. Anote-se que Sua Excelência atendeu a todos os pedidos formulados pela PF (Polícia Federal) e PGR (Procuradoria-Geral da República)."

Notícias do Brasil
Mídia: Motta empurra CPI do Banco Master para o fim da fila e esvazia pressão em ano eleitoral
Nesta quinta-feira, Fachin convocou uma reunião com outros magistrados da Corte para apresentar o relatório da Polícia Federal sobre o caso do Banco Master. Fachin também mostrou aos colegas de STF a resposta de Toffoli sobre o documento.
Conforme publicado pelo Globo, o relatório de cerca de 200 páginas mostra ligações telefônicas entre Vorcaro e Toffoli, um convite do ministro ao banqueiro para uma festa de aniversário e conversas do dono do Banco Master com outras pessoas sobre pagamentos relacionados ao resort Tayayá.
Toffoli confirmou ser sócio da empresa Maridt, que vendeu participações no resort a fundos ligados a Fabiano Zettel, cunhado de Vorcaro. Segundo o ministro, a empresa é familiar, as operações foram feitas a preço de mercado, declaradas à Receita e encerradas antes de ele assumir a relatoria do caso.
O ministro negou relação pessoal ou recebimento de valores dos envolvidos.
Segundo apuração da TV Globo e da Globonews, ministros afirmaram que a reunião teve início tenso, mas que Toffoli cedeu ao longo da conversa sobre a saída da relatoria do caso como resposta à sociedade. A jornalistas após a reunião, o magistrado se limitou a dizer que o encontro foi "excelente".
Acompanhe as notícias que a grande mídia não mostra!

Siga a Sputnik Brasil e tenha acesso a conteúdos exclusivos no nosso canal no Telegram.

Já que a Sputnik está bloqueada em alguns países, por aqui você consegue baixar o nosso aplicativo para celular (somente para Android).

Comentar