O Departamento de Segurança Interna dos EUA (DHS, na sigla em inglês) é fundamental para o processo decisório da Casa Branca, especialmente porque a agência de Imigração e Alfândega (ICE, na sigla em inglês) está sob sua jurisdição. A ICE realizou milhares de operações contra a imigração irregular que Trump prometeu acabar.
No entanto, a maneira como os agentes da ICE têm se comportado — frequentemente com uso excessivo da força ou fora dos limites da lei — levou democratas e alguns republicanos a se recusarem a fornecer novos recursos ao DHS.
"Os democratas não darão carta-branca para o caos", disse o líder da minoria no Senado, Chuck Schumer, referindo-se ao fato de que as operações da ICE também provocaram protestos em várias partes do país, particularmente em Minneapolis, onde dois cidadãos americanos foram mortos durante as operações.
A porta-voz da Casa Branca, Karoline Leavitt, por sua vez, afirmou que essa recusa se deve a "razões políticas e partidárias".
São necessários 60 votos em 100 para aprovar um orçamento, e os republicanos, apesar de deterem a maioria, precisam do apoio de vários democratas para levar adiante a proposta de Trump.