Funcionários do Google pedem rompimento com o ICE devido a operações contra imigrantes, diz mídia

© AP Photo / Marcio Jose Sanchez
Nos siga no
Mais de mil funcionários da empresa de tecnologia assinaram uma petição exigindo que a empresa rompa seus laços com o Departamento de Segurança Interna dos EUA, em particular com os agentes de imigração, segundo a mídia norte-americana.
De acordo com uma reportagem da Bloomberg, a petição assinada por trabalhadores do Google especifica que os funcionários querem que a empresa rompa os laços com o Serviço de Imigração e Alfândega (ICE, na sigla em inglês) e a Alfândega e Proteção de Fronteiras (CBP, na sigla em inglês) devido às operações realizadas em todo o país.
Essa petição ganhou força após os protestos em Minneapolis, onde duas pessoas foram mortas por membros de ambas as agências.
"Mais de 1.700 trabalhadores da área de tecnologia já assinaram uma petição separada, lançada no início de janeiro, exigindo que as empresas de tecnologia rompam seus contratos com o ICE e que os líderes das grandes empresas de tecnologia liguem para a Casa Branca para exigir que o ICE deixe as cidades", informou a publicação.
Mas qual é a ligação entre o Google e os agentes de imigração? Segundo a Bloomberg, a Palantir Technologies, fornecedora de software para a agência, foi apontada como culpada porque sua tecnologia foi usada em operações do ICE.
"Os funcionários do Google que assinaram a petição representam 16 áreas de produtos — aproximadamente 30% das quais são do Google Cloud — e alegam que a tecnologia da empresa está sendo usada para alimentar a violência e a repressão estatal", observou a publicação.
Em resposta aos protestos em curso em Minneapolis e aos incidentes violentos envolvendo o ICE, a secretária de Segurança Interna dos EUA, Kristi Noem, anunciou que os agentes começarão a usar câmeras corporais durante o serviço, principalmente na cidade de Minnesota.



