Conforme publicado pelo portal Terra, o Planalto pediu para que Lula assistisse ao desfile das quatro escolas de samba que passarão pela Marquês de Sapucaí no próximo domingo (15). No entendimento do governo, esta ação mostrará que o presidente foi prestigiar o evento e não somente a agremiação que o homenageia, que será a primeira a entrar na avenida.
Apesar da presença de Lula no sambódromo, a autoridade não desfilará. Apenas a primeira-dama do Brasil, Janja da Silva, representará o casal presidencial na avenida. Para o governo federal, não há problemas Janja desfilar, uma vez que ela não ocupa nenhum cargo público.
Os ministros também receberam orientações de não desfilar. Aqueles que decidam viajar ao Rio de Janeiro para acompanhar o Carnaval, devem ir por meios próprios, evitando a utilização de aviões da Força Aérea Brasileira (FAB) ou qualquer tipo de recurso público.
A escolha do tema por parte da escola de samba de Niterói causou alvoroço em Brasília, com o Partido Novo alegando propaganda eleitoral antecipada e a senadora Damares Alves (Republicanos-DF) e o deputado federal Kim Kataguiri (União-SP) alegando dano ao patrimônio público. Ambas às ações foram indeferidas pela Justiça.