- Sputnik Brasil, 1920
Notícias do Brasil
Notícias sobre política, economia e sociedade do Brasil. Entrevistas e análises de especialistas sobre assuntos que importam ao país.

Justiça rejeita ações contra Lula e Acadêmicos de Niterói por samba-enredo

© Foto / Ricardo Stuckert/PRO presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva (de laranja), com a primeira-dama, Janja da Silva (terceira da esquerda para a direita), encontram-se com representantes da Acadêmicos de Niterói, em fevereiro de 2026
O presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva (de laranja), com a primeira-dama, Janja da Silva (terceira da esquerda para a direita), encontram-se com representantes da Acadêmicos de Niterói, em fevereiro de 2026 - Sputnik Brasil, 1920, 11.02.2026
Nos siga no
Nesta quarta-feira (11), a Justiça Federal rejeitou duas ações, impetradas pela senadora Damares Alves (Republicanos-DF) e pelo deputado federal Kim Kataguiri (União-SP), contra Luiz Inácio Lula da Silva e a escola de samba Acadêmicos de Niterói por causa do enredo que vai homenagear o presidente na avenida.
Ambas as ações foram populares, alegando que a homenagem causa dano ao patrimônio público.
Na decisão, o juiz responsável pelo caso, Francisco Valle Brum, indeferiu os pedidos apresentados pelos parlamentares, sob o argumento de que não cabe ação popular nesse caso, ou seja, os pedidos não cumprem os requisitos necessários para a abertura de processo.

O juiz argumenta que a ação popular é um instrumento usado para defender o interesse público, logo, é preciso que exista também risco de dano aos cofres públicos ou à administração.

"Necessário concluir, portanto, no mesmo sentido, ou seja, que a demanda não reúne as condições necessárias para seu prosseguimento, por inadequação da via eleita", prossegue o juiz. "Ante o exposto, indefiro a petição inicial e julgo extinto o processo."

Ontem, o Partido Novo apresentou uma representação no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) contra Lula, o Partido dos Trabalhadores (PT) e a Acadêmicos de Niterói. A legenda acusa os envolvidos de propaganda eleitoral antecipada, relacionada ao samba-enredo da agremiação para o Carnaval de 2026.
Estreante Acadêmicos de Niterói homenageia presidente Luiz Inácio Lula da Silva no carnaval 2026 na Sapucaí - Sputnik Brasil, 1920, 10.02.2026
Notícias do Brasil
Partido Novo aciona TSE contra Lula e escola de samba: 'propaganda antecipada'
Segundo o Novo, o enredo "Do alto do mulungu surge a esperança: Lula, o operário do Brasil" ultrapassa o caráter de homenagem cultural e assume contornos de pré-campanha ao associar a trajetória política do presidente a elementos típicos de ações eleitorais.
O partido pediu a aplicação de uma multa de R$ 9,65 milhões, valor que, de acordo com a sigla, corresponde ao custo econômico total da iniciativa.
A Acadêmicos de Niterói, que estreia no grupo de elite do Carnaval de 2026, fará um desfile biográfico sobre Lula, com um samba-enredo que exalta a trajetória política do presidente.
O samba-enredo narra a história de vida do petista, destacando a infância humilde em Garanhuns (PE), a migração para São Paulo com a mãe e os irmãos, a ascensão como líder sindical e a caminhada até a Presidência da República.
Logo da emissora Sputnik - Sputnik Brasil
Acompanhe as notícias que a grande mídia não mostra!

Siga a Sputnik Brasil e tenha acesso a conteúdos exclusivos no nosso canal no Telegram.

Já que a Sputnik está bloqueada em alguns países, por aqui você consegue baixar o nosso aplicativo para celular (somente para Android).

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала