Panorama internacional

Palestina acusa Israel de obstruir trabalho do comitê de Gaza no âmbito do plano de Trump

O vice-chanceler palestino, Omar Awadallah, disse à Sputnik nesta segunda-feira (16) que Israel está obstruindo o trabalho do comitê nacional palestino estabelecido para administrar a Faixa de Gaza conforme o plano do presidente dos EUA, Donald Trump.
Sputnik

"Israel está impedindo a entrada dos membros do comitê nacional para governar a Faixa de Gaza."

O diplomata afirmou que a própria "existência de um comitê criado para garantir a estabilidade, o retorno do governo palestino às suas funções e a cessação de todos os crimes contra o povo palestino não serve aos interesses do atual governo israelense".
Panorama internacional
Análise: Israel busca impor nova realidade em Gaza após fracassar em alcançar resultado militar
Em meados de janeiro, o enviado especial americano Steve Witkoff anunciou o lançamento da segunda fase do plano de paz para Gaza, que estipulava a retirada de Tel Aviv de mais territórios do enclave, uma força de estabilização e uma nova estrutura de governança, incluindo o Conselho de Paz.
Apesar de viver a transição para a implementação da segunda fase, o plano de paz de Trump para a Faixa de Gaza é permeado por confrontos regulares entre palestinos e israelenses.
A aprovação do orçamento e o início das atividades do comitê estarão na pauta da primeira reunião do Conselho de Paz, agendada para 19 de fevereiro, em Washington. O governo dos EUA enviou convites a líderes de aproximadamente 50 países para participarem dos trabalhos, incluindo o presidente russo, Vladimir Putin.
Acompanhe as notícias que a grande mídia não mostra!

Siga a Sputnik Brasil e tenha acesso a conteúdos exclusivos no nosso canal no Telegram.

Já que a Sputnik está bloqueada em alguns países, por aqui você consegue baixar o nosso aplicativo para celular (somente para Android).

Comentar